[ 2016 - Oficina Cultural "Construindo uma Narrativa Visual" ]

Em razão da intensa procura, já estão encerradas as inscrições para a oficina “Construindo uma narrativa visual”, sob a coordenação do fotógrafo Martinho Caires, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas "José Pancetti" (Macc). O curso oferece 25 vagas e a participação é por ordem de inscrição. Para atender a população interessada, a Emcea estuda outras atividades formativas, que estabelecem o diálogo com o público de variados segmentos e faixas etárias, e promovem a cidadania por meio da arte. Acompanhe nossa página. Logo divulgaremos os próximos cursos com práticas artísticas que estimulam a criatividade, a reflexão, a investigação estética e a troca do conhecimento.

Esta oficina será dividida em dois módulos, de acordo com o nível dos interessados.

Público alvo: Interessados em fotografia, do iniciante ao amador avançado. Preferencialmente que possua máquina fotográfica analógica ou digital com controle manual, com idade acima de 16 anos. Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas "José Pancetti" - MACC
Número de vagas: 25 Forma de seleção: ordem de inscrição

Modulo I: Questões Fundamentais.
Tipos de máquina fotográfica, controles da câmera, lentes, teoria da luz, história da fotografia, fotografia digital, tipos de arquivos, Introdução ao tratamento de imagens: Photoshop e Lightroom.

Serão 10 encontros de 3 horas, no total de 30 horas.

Total de 6 horas por semana.

Dias e horários: Quintas-feiras das 19h às 22h e Sábados das 14h às 17h

Inscrições: Serão abertas de 25/05 a 08/06, nesta página.
Início: 16 de junho de 2016.
Término: 16 de julho de 2016.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Modulo II: Questões Avançadas.
Traçar um paralelo entre linguagem falada/escrita e linguagem visual. Entender os elementos que compõe a narrativa e como a disposição desses elementos constrói e modifica o impacto do conteúdo para o observador. Descondicionar o olhar e estimular a criatividade. Alinhar razão e emoção na mesma imagem.

Serão 15 encontros de 3 horas, no total de 45 horas.
Total de 3 horas por semana Dias e horários: Quintas-feiras das 19h às 22h.

Inscrições: Serão abertas de 25/05 a 08/06, nesta página
Início: 11 de agosto de 2016.
Término: 17 de novembro de 2016.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Coordenador: Martinho Caires Fotógrafo, fotojornalista e artista de imagens, Caires também é produtor cultural e profissional de marketing. Participou em mais de 60 exposições individuais e coletivas. Atualmente é editor de Fotografia da Agência Social de Notícias. Entre prêmios que recebeu, foi contemplado em editais da Funarte, que viabilizaram a circulação de suas fotos em espaços consagrados como Galeria Funarte do Rio de Janeiro, Espaço UFF de Fotografia de Niterói e Galeria Itaú de Brasília e São Paulo. Também participou de coletiva na Galeria Itaú de Campinas e da coletiva “Unicamp 40 Anos”, no Espaço Cultural CPFL