[ 2017 - Oficina Cultural "Participação e planejamento de políticas culturais: a experiência do Plano Municipal de Cultura de São Paulo" ]

Data:05/08 - sábado, das 9 h às 12h30 e das 14 h às 18h30
Inscrição: das 00:00:00 de 12 de julho ate 23:59:59 de 04 de agosto de 2017
Link para inscrições (estará ativo durante o período de inscrições)
Clique aqui para se inscrever nesta oficina
Faixa etária: livre
Nº de vagas: 700

PÚBLICO-ALVO
Gestores públicos, agentes culturais, representantes de coletivos, movimentos e instituições
culturais, pesquisadores e público em geral.
Critério de seleção: Ordem de inscrição

Local: Teatro IMA Cultural
           Rua Padre João Garcia, 101 - Pte. Preta, Campinas - SP

Informações: pelo telefone 19 3705 8165 / 3705 8156

A oficina tem como objetivo oferecer elementos para uma análise crítica dos processos de planejamento no campo da cultura, tendo por base a experiência do Plano Municipal de Cultura de São Paulo (PMC-SP).

CRONOGRAMA E CONTEÚDOS DE AULA

[Período I]
Metodologias de elaboração de Planos Municipais de Cultura
O primeiro período tratará das metodologias de formulação de Planos Municipais de Cultura, desde a elaboração conceitual dos diagnósticos e proposição inicial de diretrizes, ações e metas até a realização de consultas públicas e sistematização final. O enfoque será dado às premissas e princípios orientadores dos processos participativos e aos seus desafios conceituais e metodológicos, a partir da experiência de elaboração do Plano Municipal de Cultura de São Paulo.

[Período II]

O Plano Municipal de Cultura de São Paulo: diagnóstico, ações e metas
No segundo período será apresentado o conteúdo do Plano Municipal de Cultura de São Paulo de modo a relacionar o diagnóstico das políticas municipais de cultura à proposição de suas metas e ações no que diz respeito ao Estado e à Participação Social (Eixo 1); ao Espaço Urbano e à Infraestrutura de Equipamentos Culturais (Eixo 2); ao Patrimônio e à Memória (Eixo 3); à Formação e Difusão Cultural (Eixo 4); e ao Fomento e Economia da Cultura (Eixo 5).

Coordenação: Luciana Piazzon Barbosa Lima

Mestre em Estudos Culturais pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (2013) e
Bacharel em Relações Internacionais pela mesma universidade (2009). De 2013 a 2016, atuou
como assessora do gabinete da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, responsável pela
produção de informações e indicadores e coordenação do Plano Municipal de Cultura.