Acampamento Marielle Vive! realiza exposição de fotos na Estação Cultura

A partir de 18 junho, próximo sábado, o Acampamento Marielle Vive! ocupa o Espaço Estação Cultura de Campinas para apresentar à comunidade a exposição “Agroecologia, trabalho, direito de existir: a luta das famílias do Acampamento Marielle Vive!”, com fotos que registram a história das famílias que há mais de 4 anos sonham com um pedaço de terra para viver e trabalhar com agroecologia. Também haverá a feirinha com vendas de produtos orgânicos da Reforma Agrária Popular da regional de Campinas.

A abertura da exposição no dia 18 de junho será a partir das 12h e vai até às 19h. A mostra ficará aberta à visitação até 31 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h. A entrada é gratuita.

A mostra coletiva é composta por mais de 70 imagens de cerca de 15 fotógrafos e fotógrafas e que retratam o trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras do campo com a agroecologia e a luta diária das famílias do acampamento. As fotografias trazem diferentes olhares que se juntam coletivamente gerando um conjunto de imagens, no qual a produção de fotógrafos profissionais se misturam a imagens produzidas pelos próprios trabalhadores sem-terra documentando a lida diária.

O conjunto todo de imagens cria uma fotodocumentação importante para o entendimento da luta de trabalhadores da terra por uma vida digna. Segundo os organizadores, a mostra trará para quem visitar a exposição a luta do principal movimento social do País que tem como objetivo realizar a reforma agrária, praticar a produção de alimentos ecológicos e melhorar as condições de vida no campo.

 

Acampamento

Localizado no município de Valinhos, o Acampamento Marielle Vive! reúne mais de 450 famílias na luta pela Reforma Agrária Popular, atuando na produção de alimentos sem agrotóxicos.

A coordenação do Acampamento Marielle Vive! explica a importância da exposição para o grupo: "no próximo dia 30 de junho acaba a vigência da medida legal (ADPF n° 828) que suspende os despejos em contexto de crise sanitária pela pandemia de covid-19; em função disso, os moradores do Marielle Vive! somam-se as mais de 500 mil famílias brasileiras em risco de despejo".

Diante desse panorama, o apoio da comunidade é fundamental, dizem os organizadores. Por isso, ações como a promovida na Estação Cultura, segundo eles, "buscam levar informações para que a sociedade conheça a história das famílias do Marielle Vive! e, principalmente, a luta coletiva pela possibilidade de um futuro sustentável, com relações saudáveis com terra e respeitosas entre as pessoas".

Serviço:

Exposição: Acampamento Marielle Vive!

Dia: abertura, dia 18/6, das 12h às 19h

Visitação: até 31 de julho, de segunda a sexta-feira das 9h às 18h, e sábados e domingos das 9h às 13h

 

Local: Estação Cultura, na Praça Marechal Floriano Peixoto, Campinas

 

Mais informações: acampamentomariellevive@gmail.com e