Cultura começa a pagar os premiados pelo Fundo de Investimentos Culturais

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo começa a pagar neste início de semana, entre a segunda-feira, dia 4 de abril, e a quarta-feira, 6 de abril, os premiados pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC) 2021 com o Prêmio Cultura Presente. São 1.185 inscritos que foram aprovados para receber o prêmio, que é de R$ 1.900,00 por pessoa. O novo FICC é uma das ações do Plano de Ativação Econômica e Social (Paes) da Prefeitura de Campinas.

O pagamento será feito por meio de depósito bancário. Nesses três dias deverão ser contemplados cerca de 1 mil aprovados. O restante encontra-se em processo para contratação e receberão o prêmio conforme a regularização da documentação.

“Apoiar e mapear as iniciativas culturais são os principais resultados deste edital. Contamos com uma grande mobilização de parceiros e teremos uma premiação recorde, que mostra o volume expressivo de pessoas que vivem da cultura em Campinas”, destacou o diretor de Cultura, Gabriel Rapassi.

O “Prêmio Cultura Presente” tem por objetivo reconhecer pessoas físicas e jurídicas atuantes nas artes e nas diversas manifestações culturais. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo organizará um memorial no canal do YouTube “Cultura Abraça Campinas”, composto por vídeos produzidos pelos premiados, relatando sua história e trajetória artístico-cultural, iniciando com sua apresentação. Os premiados deverão enviar o vídeo em até 60 dias, que deverá ter de três a 20 minutos.

Aperfeiçoamento

O FICC 2021 teve o formato alterado e simplificado para garantir que a informação sobre o edital chegasse a todos os artistas interessados residentes no município. Outra melhoria introduzida foi o empenho de que a destinação do dinheiro seja descentralizada e chegue a todas as regiões do município.

O novo projeto foi construído pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural. A entrega dos recursos vai beneficiar as pessoas que vivem da Cultura em Campinas e utilizarão o dinheiro para viabilizar seus projetos, em vários segmentos do contexto artístico.