Curso mostra o Cinema como auxiliar do aprendizado em sala de aula

O Cineclube Terracota, de Barão Geraldo, realizará no dia 19 de março, das 15h às 21h, o curso “Cinema e Educação: o uso do cinema na sala de aula”, evento gratuito para professores do ensino básico de Campinas e região. As inscrições estão abertas até 13 de março por meio do preenchimento do formulário encontrado no endereço eletrônico https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf6X5fT776xy_XqDH4wNebplbhNEtS2YiRDQEBG2cKo2YGRsQ/viewform

O curso, contrapartida da Lei Aldir Blanc – Inciso II, tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas. Será ministrado pelos curadores do Cineclube Terracota, Delfin e Maria Clara Gonçalves.

Delfin é jornalista pela PUC-Campinas, designer gráfico (finalista e membro do júri do Prêmio Jabuti) e seu trabalho mais recente foi o de colunista e editor de arte do jornal Correio Popular. Maria Clara Gonçalves é formada em Letras pela UNESP/Assis, mestre pela mesma universidade, doutora em Teoria e História Literária (Unicamp) e pós-doutora em Literatura Brasileira (USP); também trabalhou como docente em universidades públicas e particulares do estado de São Paulo e ministrou palestras sobre o uso de teatro e cinema na sala de aula.

Os participantes devem preencher o formulário de inscrição e colocar informações sobre suas atividades como professores, além de um pequeno texto (400 caracteres sem espaço) demonstrando o interesse pelo curso. Os palestrantes farão uma pequena avaliação para que sejam preenchidas as vagas. Haverá um certificado de quatro horas (curso de extensão) emitido pelos palestrantes em conjunto com o Terracota Coworking.

Cronograma:

15h - Recepção dos convidados;
16h - Palestra: "O cinema como criação: o lúdico na sala de aula", ministrada por Delfin
17h - Intervalo
17:30h - Palestra: "O cinema na sala de aula: aplicabilidades", ministrada por Maria Clara Gonçalves
18:30h – Coffee break
19h - Exibição do filme "Escritores da Liberdade" (Richard LaGravenese, 2007), com Hilary Swank.

Curso “Cinema e Educação: o uso do cinema na sala de aula”

Data: 19 de março de 2022
Horário:15h às 21h
Local: Terracota Coworking (Rua Luverci Pereira de Souza, 545, Cidade Universitária, Campinas)