Dia Internacional do Comissário de Voo é celebrado em evento na Prefeitura

Comissários de voo das maiores companhias aéreas do País comemoraram o Dia Internacional do Comissário de Voo em cerimônia realizada na terça-feira, dia 31 de maio, no Salão Vermelho da Prefeitura. Participaram comissários de voo da Azul, LATAM e Gol, diretores, professores e alunos da Pro Flight Escola de Aviação.

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, representou o prefeito de Campinas, Dário Saadi, e recebeu os profissionais e os convidados, além da vereadora Débora Palermo, autora da lei 16.186 de 29 de dezembro de 2021, que instituiu o Dia Internacional do Comissário de Voo, no Calendário Oficial do Município.

Alexandra agradeceu pelo apoio de todos, pelo qual foi possível ‘a Cidade reconhecer a importância dos comissários de voo’. “Estendo meus parabéns a todos que escolheram essa profissão e é uma alegria poder celebrar a partir de agora essa data, em todos os anos, na cidade e com vocês”.

A secretária relembrou sua história e trajetória no Turismo e sua relação na Aviação. “Agradeço a parceria e confiança de vocês de terem possibilitado fazer essa cerimônia e quero estender nosso carinho a todos que escolheram essa profissão, porque de fato a aviação é uma paixão que corre no sangue”.

A vereadora Débora Palermo disse: “Muito me orgulha ser autora desta lei. Tenho admiração muito grande pela aviação e temos que valorizar o que temos em Campinas, o Aeroporto de Viracopos e, vocês, profissionais da aviação”.

O comandante Marcelo Penteado e sua esposa Denise Penteado, ambos diretores da Pro Flight Escola de Aviação também compuseram a mesa. Ele falou sobre a importância dos profissionais da aviação. “Não voamos sem o mecânico, sem o piloto e sem o comissário de voo. Todos têm a mesma importância e merecem o reconhecimento”. O diretor também ressaltou que é uma grande honra poder contribuir com o crescimento da aviação em Campinas.

O assessor da presidência do Aeroportos Brasil Viracopos, Pedro Viriato Parigot de Souza Filho, falou sobre a profissão de comissário de voo que nasceu no ano de 1930, nos Estados Unidos da América, quando uma enfermeira de nome Ellen Church foi contratada pela Boeing Air Transport, companhia precursora da United Airlines.

A enfermeira passou a atuar a bordo das aeronaves para acalmar os passageiros e para atender aqueles que passavam mal, algo relativamente comum na época, uma vez que os aviões não eram pressurizados, voavam baixo, em ar turbulento e eram muito barulhentos. “Mostra bem o papel do comissário de voo, que com educação, firmeza e elegância cuida do bem-estar do passageiro e recebe treinamento para enfrentar situações adversas”.

São os comissários de voo os responsáveis pelas orientações e primeiros socorros em caso de acidentes e fatalidades, o que torna a sua presença indispensável.

O comissário de Voo, Rafael Barrela, que começou há 17 anos na TAM, disse que zelar pela segurança, pelo bem estar do passageiro, pelo colega de trabalho e pela empresa é um desafio diário.

O gerente de negócios do Aeroportos Brasil Viracopos, Sergio Augusto Pereira Joal e Silva, também participou da cerimônia.

Dia Internacional do Comissário de Voo

Para Campinas, a data é importante porque o município vem se consolidando com um polo da aviação civil e da aviação brasileira desde o ano de 2009, quando o Aeroporto Internacional de Viracopos iniciou um longo processo de organização estrutural para que grandes companhias aéreas pudessem utilizar sua infraestrutura como base para distribuir seus voos nacionais e internacionais.

O Dia Internacional do Comissário de Voo é comemorado em 31 de maio, em homenagem à criação da International Flight Attendants Association – IFAA (Associação Internacional dos Comissários de Voo).

No Brasil, as empresas aéreas passaram a contratar comissários de voo somente após a Segunda Guerra Mundial, embora existam registros de que algumas empresas chegaram a fazer experiências com esses tripulantes ainda durante as décadas de 1930 e 1940.

As primeiras empresas brasileiras a contratar comissários foram a Varig, a Real e o Lóide Aéreo. A Varig só contratava homens, já a Real e o Lóide contratavam muitas mulheres para a função. A Varig passou a contratar mulheres ao iniciar os voos internacionais para Nova York, em 1954.