Diálogos musicais e conversas literárias serão atrações nas bibliotecas

As bibliotecas da cidade têm bons motivos para festejar. Em abril, quando se comemora o Dia da Biblioteca (9),  Dia Nacional do Livro Infantil  e Dia de Monteiro Lobato (ambos dia 18), a Coordenadoria Setorial de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura programou uma série de atividades, que vão de diálogos musicais a conversas literárias. A programação tem o apoio da Secretaria da Educação, Track Comunicação e Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro.

Na Biblioteca Ernesto Manoel Zink e no Teatro do Espaço Cultural Maria Monteiro, a programação começa nesta sexta, 7 de abril, às 10h e às 15h, respectivamente, com "Diálogos Musicais sobre Literatura e Leitura Brasileira" com o palestrante e poeta André Gandolfo, que traz momentos da oratória, atrelado a canções e imagens multimídia. Graduando em Letras, autor dos livros Delitos Poéticos (2012), A Dança do Mundo (2014), ambos esgotados, André já percorreu mais de 60 cidades,  realizando mais de 200 apresentações em escolas, teatros, instituições filantrópicas, universidades e demais espaços alternativos.

Em 2016, lançou sua terceira obra, Iluminar, que já está na segunda edição. Em reconhecimento aos diversos trabalhos que realiza em prol da educação e da cultura, foi nomeado acadêmico vitalício da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, instituição reconhecida pela Unesco.

Além da atividade com André Galdolfo, nos dois espaços haverá, ainda, distribuição de poemas e flores pela poeta Sandra Ribeiro. No mesmo dia, outros poetas da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro estarão em algumas escolas municipais interagindo com alunos e professores.

No sábado, 8 de abril,  na Biblioteca Pública Infantil Monteiro Lobato, terá bate-papo com o autor e ilustrador André Ceoline, do livro “Asas de um sonho, uma viagem com Santos Dumont”. O volume usa apenas ilustrações para contar a história de um menino fascinado por aviões e que, em sonho, vive aventuras com o próprio Pai da Aviação.

Na conversa com a meninada, André contará sobre o seu processo de criação. “É um livro de imagens onde quem de fato escreve o texto é o leitor”, explica.

Além do bate-papo com autor, haverá, neste dia, oficina de pintura e caminhada literária pelo Bosque dos Italianos com personagens do Sítio do Picapau Amarelo finalizado com um piquenique coletivo. A coordenação da atividade solicita que cada participante leve seu lanche.

Para encerrar a programação especial, no dia 18, o emblemático escritor Monteiro Lobato é tema da roda conversa de Kátia Chiaradia com alunos e público em geral na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato.

Mestre e doutora em Teoria Literária pela Unicamp, Kátia estudou ao longo de 13 anos um conjunto inédito de cartas de Monteiro Lobato acerca de seu envolvimento com a questão petrolífera do Brasil. Nesse estudo, identificou relações diretas entre a realidade vivida por Lobato nas perfurações de petróleo e dois de seus livros sobre o assunto: o infantil "O poço do Visconde" e a prosa sociopolítica "O escândalo do petróleo". A pesquisadora também escolheu falar das cartas trocadas entre o criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo e uma pequenina leitora, que ficou registrada ao longo dos anos.

Dia 07 de abril

“Diálogos Musicais sobre Literatura e Leitura Brasileira

10h – na Biblioteca Ernesto Manoel Zink (Rua Benjamin Constant, 1.633. Centro)

15h – no Teatro do Espaço Cultural Maria Monteiro (Av. Cardeal Dom Agnelo Rossi, s/nº, Vila Padre Anchieta)