Mostra de Cinema Italiano exibe filme na Società Lavoro e Progresso

No histórico e imponente prédio da Società Italiana Lavoro e Progresso, que há 117 anos existe no distrito de Sousas, a Mostra de Cinema Italiano exibe para a representativa colônia local e público em geral, o filme "O Conto dos Contos" (Il racconto dei racconti), do jovem diretor Matteo Garrone, no dia 12 de abril.

A participação da Società na Mostra resgata a "cultura da memória", destaca Débora Murdach Napolitano, secretária da entidade. Para ela, os imigrantes e seus descendentes terão oportunidade de estar em contato com a produção cinematográfica italiana, que sempre foi significativa para o mundo. "É como voltar ao tempo, estar em casa".

A Società foi fundada em 1894 para auxílio à comunidade imigrante. Tal edificação, bem como suas atividades de fomento à memória e à cultura italianas, resistiu ao tempo e, ainda nos dias atuais, prossegue difundindo a cultura italiana. Nela, são ofertados cursos de italiano, realizam-se os festejos italianos e fomenta-se o encontro entre famílias italianas.

No dia 12, às 20h, a entidade recebe a produção "O Conto dos Contos" (2015), baseado na obra de Giambattista Basile (1566-1632). O filme junta três histórias que se entrecruzam. Três tramas são narradas paralelamente, nas quais os protagonistas têm características do século 17: uma rainha que procura qualquer meio de ter um filho, um herdeiro para o trono; um rei que busca jovens muito novas e um rei que não deseja ser abandonado pela filha.

A Mostra de Cinema Italiano, de 6 a 13 de abril, é promovida pela Prefeitura de Campinas e tem como parceiros o Instituto Luce Cinecittà (vinculado ao Ministério de Patrimônio e da Atividade Cultural e do Turismo da República Italiana), o Top CinePlex do Shopping Prado Boulevard, o Convention Bureau, a Unicamp, a PUC-Campinas, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Esamc, a Vivi - entidade de empresários descendentes de italianos - e a Società Italiana Lavoro e Progresso, de Campinas.