Palestra gratuita mostra a ampla influência africana no Brasil

A Livraria Pontes de Campinas realiza na próxima quinta-feira, 17 de março, às 17h30, a palestra “Cadê o Brasil Africano?”, com Dulce Braga, escritora e graduada em economia pela Unicamp. A entrada é gratuita e a palestra tem o intuito de descortinar a imensa influência africana no Brasil, em decorrência das tribos que aportaram no Brasil durante o período escravocrata.

A iniciativa é uma contrapartida do Inciso II da Lei Aldir Blanc e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Num tributo aos africanos escravizados que ajudaram a construir a nação brasileira desde o seu estágio embrionário, a palestra destina-se ao público em geral, e especialmente a estudantes e professores.

Com auxílio de material audiovisual, a palestrante conduzirá os participantes, que “navegarão pela influência mais gritante na etnia, passando pela música, dança, jogos, gastronomia, música, religiões, e aportarão nas facetas da linguística, onde a maioria da população desconhece a presença de centenas de africanismos corriqueiramente verbalizados em nosso dia-a-dia”, conforme a organização do evento.

“Abrir esse baú precioso é uma tarefa não só de cunho cultural e acadêmico, mas também social. É um caminho curto, interessante, amoroso e fácil de percorrer para semear a valorização dos afrodescendentes e o consequente esboroamento do racismo”, diz Dulce Braga.

 

Sobre Dulce Braga

Lusoafrobrasileira com naturalidade angolana, nacionalidade portuguesa e igualdade de direitos brasileiros. Livros publicados: Sabor de Maboque (7ª edição, 2020), Um Dia Antes de Amanhã (2019) e Ndapandula Mama África (2017).

 

Serviço

Palestra “Cadê o Brasil Africano?”

Data - quinta-feira, 17 de março

Horário – 17h30

Local – Livraria Pontes - R. Dr. Quirino, 1223 - Centro, Campinas

Entrada – gratuita e aberta aos interessados

Público-alvo prioritário – estudantes e professores