Semana Guilherme de Almeida começa com concurso de poesia

Com a premiação do concurso de poesias que envolveu 700 alunos do 9º ano de 15 escolas municipais, teve início na tarde desta terça-feira, 4 de julho, no Teatro Castro Mendes, mais uma edição da Semana Guilherme de Almeida. 

 

 

Inspirados na vida e obra do poeta campineiro, os cinco melhores autores receberam certificados de Honra ao Mérito concedido pelas Secretarias de Cultura e de Educação, medalhas pelo Centro de Ciências, Letras e Artes e ingressos para a Orquestra Sinfônica de Campinas. 

 

 

Os contemplados foram Beatriz Kath da Silva (EMEF Dr. Luís Chaves), Giovanna Rafaeli Rezende (EMEF Dr. Lourenço Bellocchio), Thauane da Silva Romão (EMEF Dr. Edson Luís Chaves), Dienyfer de Lima e Silva (EMEF Dr. Edson Luís Chaves) e João Victor dos Santos (EMEF Dr. Edson Luís Chaves). O poema de Beatriz Kath da Silva (primeira colocada) será publicado na 11a. antologia do Portal do Poeta Brasileiro (editora Iluminatta). 

 

 

Livros pela cidade

 

 

A maratona literária prossegue até o dia 11 de julho. O Projeto “Leve, Leia e Liberte”, da Biblioteca “Ernesto Manoel Zink”, irá movimentar a cidade. Serão deixados alguns pacotes em locais públicos da cidade contendo livros de literatura adulta e infantil, HQs e haikais (forma de escrever poesia adotada por Guilherme de Almeida quando teve proximidade com a comunidade japonesa), doados pelo Instituto Cultural Nipo Brasileiro de Campinas. 

 

 

Para quem encontrar um pacote, a ideia é que usufrua da leitura e deixe o material em um local público diferente, para que outra pessoa faça o mesmo. A ação vai criar uma rede de leitores na cidade, como forma de incentivo à prática da leitura. 

 

 

Entre outras atividades, o público poderá participar, na quinta, 6 de julho, da distribuição de livros de literatura do projeto “Leve, Leia e Liberte”. Isso acontecerá na praça Guilherme de Almeida, às 10h, com apresentação da Banda do Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania, Patrulheiros, e dos integrantes da Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos  (ABAL).

 

 

A programação inclui, ainda, declamações poéticas e ações de "poesias na bandeja" pelo Portal do Poeta Brasileiro. Visitas monitoradas ao ônibus biblioteca tamém estão na agenda da Semana Guilherme de Almeida.

 

 

O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Coordenadoria Setorial de Bibliotecas, em parceria com uma comissão formada por entidades e academias da cidade. 

 

 

Para conferir toda a programação, acessar https://semanaguilhermedea.wixsite.com/sga04-07-a-11-07