Greve geral paulista de 1917 é tema de atividade especial no MIS no dia 30

30/06/2017
Horário:
Informações adicionais:

A greve geral paulista de 1917, que completa 100 anos, marco na história do movimento operário brasileiro, será tema de evento especial realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas no próximo dia 30 de junho. Com entrada gratuita, o público poderá conferir a exibição do documentário “Libertários”, dirigido por Lauro Escorel, seguida do debate sobre "A História e os impactos da greve de 1917 em São Paulo e Campinas" com os historiadores Américo Baptista Villela e Augusto Cesar Buonicore.

Em julho de 1917, mais de 70 mil trabalhadores de todas as profissões paralisaram suas atividades reivindicando melhores salários e condições de trabalho. Na época não havia direitos sociais. As jornadas de trabalho atingiam até 14 horas diárias, sem férias ou descanso semanal remunerado. Também não existia a previdência pública. O emprego de crianças nas fábricas era generalizado. Contra isso se insurgiram os trabalhadores. A ação truculenta da polícia resultou na morte do sapateiro José Martinez, de 21 anos. O seu enterro sensibilizou a capital paulista e impulsionou o movimento grevista.

Os operários de Campinas não ficaram de fora e participaram daquela greve histórica. Nesta cidade, como na capital, houve forte repressão na qual morreram três trabalhadores. "Um episódio ainda pouco conhecido e que deveria ter um lugar de destaque na memória do movimento social local", destacam os historiadores.

Exibição do documentário “Libertários”, dirigido por Lauro Escorel.

Debate: A história e os impactos da greve de 1917 em São Paulo e Campinas. Expositores: historiadores Américo Baptista Villela e Augusto Cesar Buonicore

Data: 30 de junho (sexta-feira), às 19h

Onde: Museu da Imagem e do Som de Campinas (Rua Regente Feijó, 859. Centro).

Promoção: Fundação Maurício Grabois, Sindicato dos Professores de Campinas e Região, Associação dos Professores da PUCC, Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp, Sindicatos dos Jornalistas Profissionais de São Paulo, Instituto João Zinclar.

Apoio: Museu da Imagem e do Som, Museu da Cidade, Secretaria Municipal de Cultura.

Entrada gratuita.