Atividades de cultura e esportes movimentam e divertem no Dia das Criança

Tipo de evento:
Oficina Cultural
Data:
12/10/2018
Horário:
das 9h30 às 13h
Custo:

Que tal a meninada e os adultos deixarem um pouco os aparelhos eletrônicos de lado e juntos se esbaldarem em uma programação divertida e lúdica? Esta é a proposta para o Dia das Crianças das secretarias de Cultura e de Esportes e Lazer de Campinas, que se uniram para preparar uma agenda caprichada com brincadeiras, oficinas, literatura, música, entre outras manifestações artísticas e esportivas.

Na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Bosque dos Italianos - Rua Dr. Albano de Almeida Lima, 759, Jardim Guanabara) estão previstos bate-papo com o autor do livro “Achou?”, João Proteti; oficina de "Corpo, Natureza e Criação”, coordenada por Amanda Pará Poty, e oficina de massinha. No Bosque dos Italianos, personagens de livros infantis circularão pelo local para interagir com os visitantes. As atividades serão na sexta-feira, dia 12 de outubro, das 9h30 às 14h.

Já a partir desta quinta-feira, dia 11 de outubro, até domingo, dia 14, a praça do Centro de Convivência Cultural será palco de várias atrações com oficinas de artesanato voltadas às crianças e música ao vivo. Com exceção da quinta, quando a programação será das 16h às 22h, nos demais dias, a agenda se estende das 9h às 20h.

No domingo, dia 14, o Museu do Café (Lago do Café, Av. Dr. Heitor Penteado, 2145, Parque Taquaral) promove oficinas de degustação de café, brincadeiras e visitas monitoradas para que o público conheça a importância e riqueza desse patrimônio da cidade. As atividades serão das 9h às 18h.

A programação continuará no dia 20 de outubro, sábado, das 13h às 18h, no CEU Vila Esperança (Rua Demerval da S Pereira, s/nº, Vila Esperança),com o show “Brincadeiras no Varal”, da Cia. Duo Encantado. O espetáculo traz um repertório variado com brincadeiras, cantigas de roda e versos infantis.

Esportes e lazer

A Secretaria de Esportes e Lazer marca o feriado do Dia das Crianças com atividades para atender todos os gostos e idades, em parceria com 7º Agrupamento dos Bombeiros, iniciativa privada e entidades.

Na sexta-feira 12 de outubro, o público poderá conferir a já esperada participação do Corpo de Bombeiros, na praça das Bandeiras, na Lagoa do Taquaral (portão 7), das 9h às 16h; a 14ª edição do Pedala Campinas/Passeio Ciclístico-TVB, às 8h, na Lagoa do Taquaral; e também o Circuito Corrida do Rock, às 7h30, no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim.

Bombeiros

O 7º Agrupamento de Bombeiros promoverá a tradicional festa “Dia das Crianças com o Corpo de Bombeiros”, realizado com a parceria da Prefeitura Municipal de Campinas, oferecendo diversas atividades educativas e de lazer, gratuitas.

A Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, levará brinquedos adaptados. Já a Emdec promoverá atividades do projeto de educação no trânsito, que proporciona interatividade e educação de crianças e adultos no trânsito.

A corporação permitirá que as crianças conheçam de perto o trabalho dos Bombeiros. Quem nunca, quando criança, teve a vontade de subir ou andar no caminhão dos bombeiros ou conhecer viaturas?

Entre as atividades programadas estão o passeio nos caminhões dos vombeiros e o salto em um grande colchão inflável a partir das escadas dos caminhões. Além disso, as crianças poderão entrar equipadas de bombeirinhos em uma casinha com fumaça não tóxica para simular um dia de trabalho como bombeiro e ainda resgatar um boneco que fará às vezes de um bebê em perigo.

Haverá também um circuito onde os pais e a criança participam de circuito, e o desafio será fazer o percurso em menos tempo; tirolesa, exposições de equipamentos; palestras de primeiros socorros e treinamento prático de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e desengasgamento.

O Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) participará com a apresentação de equipamentos, viaturas e da cavalaria. O 501st – DSS Fan Clube Mundial trará os personagens da saga Star Wars.

Pedala Campinas

Família que pedala unida, permanece unida no passeio ciclístico “Pedala Campinas”, evento que reúne familiares e atrai pessoas de todas as idades. Os ciclistas seguirão pela avenida Norte-Sul, acompanhados de um trio elétrico que anima o percurso. O evento é organizado pela TVB com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e faz parte do calendário esportivo da cidade.

Mais que um passeio ciclístico, o evento é também uma ação social. A inscrição é feita com a contribuição de um quilo de alimento não perecível (exceto sal e açúcar). As doações vão para o Banco de Alimentos de Campinas, que distribui para diversas entidades da cidade.

Circuito de corridas do Rock

O circuito de corridas do Rock–Transformar, como o nome diz, tem um conceito de transformação de qualidade de vida, de saúde, de alimentação e de valorização do ser humano. “Podemos afirmar que, entre nós, existem fatores incansáveis que são verdadeiros agentes transformadores, tudo a nossa volta evolui, ajusta e se transforma: hábitos, locais, meios de comunicação. E essa é uma realidade do mundo. Essa é a ideia da atividade”, destacam os organizadores.