Produção cultural e gestão de projetos criativos são temas de oficina

Tipo de evento:
Oficina Cultural
Data:
05/12/2018
06/12/2018
Horário:
Custo:

Estão abertas as inscrições para a oficina "Produção Cultural e Gestão de Projetos Criativos", que será dividida em três módulos: "Políticas Culturais e Ferramentas de Financiamento", "Gestão de Grupos e Projetos Criativos" e "Elaboração de Projetos Culturais".

A atividade, coordenada pela gestora e produtora cultural, Cassiane Tomilhero, é uma parceria entre a Poiesis e a Secretaria de Cultura de Campinas. Os módulos podem ser cursados de forma sequencial ou independente.

As inscrições e informações estão no Portal Cultura: https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/editais

A oficina tem como objetivo auxiliar gestores, artistas e produtores, na produção e gestão de projetos criativos e na elaboração destes projetos, dando informações sobre métodos de organização, planejamento, editais, políticas culturais e produção de espetáculos, fornecendo subsídios para que os profissionais desta área possam se reconhecer e criar seus meios de trabalho a partir do contexto onde estão inseridos.

Em "Políticas Culturais e Ferramentas de Financiamento" serão apresentados conceitos gerais e históricos sobre políticas culturais no Brasil e noções básicas do conceito de cultura e sua cadeia produtiva. Abordará, ainda, as diferenças de funcionamento das leis de incentivo fiscal, iniciativa privada e iniciativa pública, fomento, prêmios e fundos, com estudos de casos.

Em "Gestão de Grupos e Projetos Criativos", o público poderá conferir modelos de gestão de grupos e espaços culturais, produção coletiva, colaborativa e criativa, e também ferramentas de gestão, comunicação, planejamento e acompanhamento. O conteúdo programático traz, ainda, a organização jurídica (formalização de PJ) e financeira, com explicações sobre as diferenças entre MEI, Cooperativa, ME, Associações, Organizações Sociais etc.

Em "Elaboração de Projetos Culturais" serão colocados o funcionamento, escrita, argumentação e prestação de contas de diversos editais; noções gerais sobre conceituação e elaboração de projetos culturais voltadas para editais públicos diretos, estudo de modelos de projetos e prática coletiva de elaboração. E como organizar cronogramas, orçamentos e planos de trabalho e comunicação.

Coordenadora

Cassiane Tomilhero é gestora e produtora cultural. Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Unicamp (2010). Bacharela em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Formada no Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos do Ministério da Cultura e Senac (2015). Sócia na produtora Cais das Artes, atualmente ministra cursos de gestão e produção cultural e participa de coletivos culturais (Movimento Levante Cultura em Campinas e Fórum do Interior, Litoral e Grande São Paulo) onde desenvolve projetos e debates sobre políticas públicas, em parceria com outros artistas e grupos.