Museu da Imagem e do Som apresenta o ciclo de cinema de dezembro

Tipo de evento: 
Cinema
Data: 
18/12/2019
Horário: 
19h30
Custo: 

Gratuito

Informações adicionais: 

Rossellini, Godard, Giorgetti estão entre os diretores que assinam as obras apresentadas no ciclo de cinema do Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas neste mês. Sempre com entrada gratuita, após as sessões, o público é convidado para uma roda de conversa.

O Museu da Imagem e do Som está localizado no Palácio dos Azulejos, na Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas. Telefone (19) 3733.8800.

 

 

Programação

 

Quarta-feira, 04 de dezembro, 16h

Título: Smile

Sinopse: O compositor Brian Wilson, líder dos Beach Boys, foi convencido a recuperar o projeto de gravação do álbum Smile,  de 1966,  rejeitado na época pelos membros da banda. A primeira parte do documentário é o making of dos trabalhos de estúdio desenvolvidos para a gravação do CD, em 2004. A segunda parte é o concerto de estréia do álbum no Royal Festival Hall, em Londres, no mesmo ano. Participam do evento os músicos reunidos por Brian Wilson para os trabalhos de estúdio. Entre outros petiscos, uma cena curiosa: Brian Wilson beija a mão de Paul McCartney nos bastidores do show. Direção de David Leaf e John Anderson. 

País: EUA

Classificação indicativa: Livre      

 

 

Quarta-feira, 04 de dezembro, 19h3O

Título: Projeto Experimental: Vidas Viradas - A história de pacientes com doenças incuráveis 

Orientação: Edson Rossi

Reportagem: Nathalia Lino, Vinicius Oliveira e Bárbara Carvalho

Sinopse: Vidas Viradas - A história de paciente com doenças incuráveis, é um  documentário acadêmico sobre a história de seis pacientes com doenças incuráveis. Com filmagens que buscam valorizar o testemunho dos pacientes, que relatam como tiveram a ressignificação de suas vidas, após serem diagnosticados com enfermidades consideradas incuráveis na perspectivas da medicina. 

País: Brasil 

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.      

 

 

Quinta-feira, 05 de dezembro, 16h

Título:Lifelines – Peter, Paul and Mary 

Sinopse: Neste documentário feito para a televisão, em 1996, um dos principais grupos do folk revival dos anos 60 reuniu convidados muito especiais, todos eles do primeiro time da música tradicional norte-americana: Odetta, Richie Havens, John Sebastian, Tom Paxton, Dave Van Ronk, e dois remanescentes dos lendários The Weavers, Ronnie Gilbert e Fred Hellerman, o grupo pioneiro do folk revival surgido no início dos anos 50 e inspirador do trio em questão. Dir. William Cosel.

País: EUA 

Classificação indicativa: Livre      

 

 

Quinta-feira, 05 de dezembro, 19h

Título: Inphernus 

Direção: Marcos De Vuono

Sinopse: Um homem motivado pela sede de vingança começa a caçar as pessoas que ele acredita que fizeram algum mau para ele. De uma maneira aterrorizante ele começa mexer com as vidas e mentes das pessoas que segue.

Elenco: Glauce Graieb, Jonathan Camilo, Marcos De Vuono,  Rafael Santin, Ruben Terranova

País: Brasil 

Classificação indicativa: 12 anos      

 

 

Sexta-feira, 06 de dezembro, 15h

Título: O Mensageiro do Diabo - The Night of the Hunter

Direção: Charles Laughton

Sinopse: Ambientado na West Virginia, nos Estados Unidos dos anos 30, o filme se passa às margens do Rio Ohio. Em uma penitenciária, o detento Harry Powell (Robert Mitchum) descobre que Ben Harper (Peter Graves), um homem condenado à morte, escondeu 10 mil dólares em alguma parte de sua casa. Powell é um assustador serial killer que se diz reverendo e pregador. Baseado no romance homônimo escrito por Davis Grubb.  

País: EUA 

Classificação indicativa: 12 anos.      

 

 

Sexta-feira, 06 de dezembro, 19h30

Título: Contato

Direção: Robert Zemeckis 

Sinopse: Desde menina, Ellie Arroway (Jodie Foster) sempre buscou indícios de outras vidas no universo, deixando de lado sua vida particular e até mesmo o amor do teólogo Palmer Joss (Matthew McConaughey). Quando recebe uma mensagem do espaço por meio de uma máquina que permite o contato com extraterrestres, ela confirma sua teoria e reivindica ser escolhida para a missão, mesmo que para isso tenha que correr risco de vida. Baseado no romance homônimo de Carl Sagan. Colorido. 

País: EUA

Classificação indicativa: 12 anos.      

 

 

Sábado, 07 de dezembro, 16h

Título: A Negação do Brasil 

Direção: Joel Zito Araújo 

Sinopse: O documentário é uma viagem na história da telenovela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país. 

País: Brasil 

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.      

 

 

Sábado, 07 de dezembro, 19h30

Título: Enquanto a Liberdade não canta - a redução da maioridade penal 

Direção: Gabriela Moncau e Joana Moncau.

Sinopse: O documentário contribui para o atual debate sobre a diminuição da idade penal e a realidade do sistema carcerário no Brasil pela voz, sobretudo, daqueles que vivem na pele essa realidade. O filme traz fragmentos de vida, opiniões e sonhos de jovens e seus familiares

País: Brasil 

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.      

 

 

Segunda-feira, 09 de dezembro, 19h30

Título: Secret World Live

Sinopse: Concerto de Peter Gabriel, ex-integrante e co-fundador do Gênesis, filmado na Itália. 

País: Reino Unido

Classificação indicativa: Livre

 

 

Terça-feira, 10 de dezembro, 19h30

Título: O Incerto do Sim

Direção e Roteiro: Rafael Fermino Beverari

Intérpretes/Criadores da Dança: Fernanda Ferfila, Guma Muliterno

Sinopse: O filme conta a trajetória do professor Tonhão por entre as barricadas do cotidiano. A máscara, o punho erguido e a palavra de (des)ordem nos conduz aos conflitos da luta de classes nas escolas, hospitais, fábricas e sindicatos. 

País: Brasil

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 15 anos.      

 

 

Quarta-feira, 11 de dezembro, 16h

Título: Neil Young – Heart of Gold 

Sinopse: O cantor e compositor Neil Young revisita suas raízes com uma apresentação no auditório Ryman, em Nashville (EUA), lar do histórico Grand Ole Opry, um programa de rádio que divulgou a música country na América, entre 1943 e 1974.  Direção de Jonathan Demme.

País: Estados Unidos

Classificação indicativa: Livre 

 

 

Quarta-feira, 11 de dezembro, 19h30

Título: O Coringa do Cinema 

Direção: Sérgio Kieling  

Sinopse: Virgílio Roveda é um homem que dedicou sua vida ao cinema, seja como diretor de fotografia, câmera, assistente, diretor de produção e até produtor. Inspirado no livro de Matheus Trunk, O Coringa do Cinema conta a história deste profissional e da produção cinematográfica Paulista nos últimos 50 anos

País: Brasil 

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.      

 

 

Quinta-feira, 12 de dezembro, 16h

Título: The WhoLive at the Royal Albert  Hall.

Sinopse: Eletrizante performance do The Who, síntese de sua carreira, com trechos de “Tommy”, “Who’s Next” e “Quadrophenia”, a mesma garra e energia que consagraram os shows ao vivo do grupo. Convidados especiais: Noel Gallagher (Oasis), Eddie Vedder (Pearl Jam) e Paul Weller (The Jam). Direção de Dick Carruthers. 

País:Reino Unido

Classificação indicativa: Livre      

 

 

Quinta-feira, 12 de dezembro, 19h30 

Título: Pink Floyd Live At Pompeii 

Sinopse: O potencial imenso das composições e arranjos do Pink Floyd de conduzir o ouvinte a criar imagens é capturado eficazmente pelas lentes do cineasta nas ruínas e no anfiteatro romano da cidade de Pompéia, combinando as imagens do local com o som luminoso da banda. Dir. Adrian Maben. 

País: Reino Unido

Classificação indicativa: Livre      

 

 

Sexta-feira, 13 de dezembro, 15h

Título: Acossado  

Direção: Jean-Luc Godard 

Sinopse: Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) ruma para Paris. No caminho mata um policial, que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia Franchisi (Jean Seberg), uma estudante americana com quem se envolveu, para escondê-lo até receber o dinheiro que lhe devem.   

País: França

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.      

 

 

Sexta-feira, 13 de dezembro, 19h

Título: O Enigma de Kaspar Hauser  

Direção: Werner Herzog.

Sinopse: Um homem jovem chamado Kaspar Hauser (Bruno S.) aparece de repente na cidade de Nuremberg em 1828, e mal consegue falar ou andar, além de portar um estranho bilhete. Logo é descoberto que sua aparição misteriosa se deve ao fato de que ele ficou trancado toda sua vida em um cativeiro, desconhecendo toda a existência exterior. Baseado em uma história real que aconteceu na Alemanha Ocidental no século XIX. Vencedor da Grande Prêmio do Júri em Cannes. 

País: Alemanha

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.      

 

 

Sábado, 14 de dezembro, 16h

Título: Mais uma chance - Private Life

Direção: Tamara Jenkins.

Sinopse: Na casa dos 40 anos, uma autora (Kathryn Hahn) se submete a várias fertilizações, pois deseja ser mãe. A situação acaba colocando em risco o relacionamento dela com o marido (Paul Giamatti), um produtor teatral e dono de um negócio, que está cansado de tentar ajudar a esposa a engravidar.

País: EUA  

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.         

 

 

Sábado, 14 de dezembro, 19h30

Título: A Vida de Galileu  

Direção: Joseph Losey

Sinopse: Galileo (Topol) foi uma das figuras mais importantes da história da humanidade. No século XVII D.C. foi um dos responsáveis ppela fundação da ciência moderna. Apoiando a teoria de Copérnico, em que a Terra girava em torno do Sol, criou um conflito com a Igreja Católica, que o ameaçou de tortura e morte. Joseph Losey foi responsável pela direção da peça original da Broadway de Galileo, em 1947, com Charles Laughton no papel-título e o próprio Brecht contracenando com ele.

País: EUA

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.         

 

 

Segunda-feira, 16 de dezembro, 19h30

Título: Sócrates

Direção: Roberto Rossellini

Sinopse: cinebiografia de Sócrates (470 - 333 a.C.), um dos maiores filósofos da Humanidade. Rossellini mostra o final da vida de Sócrates, em especial seu julgamento e sua condenação à morte, com destaque para os célebres diálogos socráticos.

País: Espanha, Itália, França

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.      

 

 

Terça-feira, 17 de dezembro, 19h30

Título: “Tokyo!”.

1.Interior Design

Direção: Michel Gondry

Sinopse: Um jovem casal tenta se adaptar à cidade de Tóquio. Este é o primeiro de três curtas-metragens do filme “Tokyo!”.

País: Japão 

 

2. Merde

Direção: Leos Carax

Sinopse: Uma misteriosa criatura espalha pânico nas ruas de Tóquio com seu comportamento perturbador e destrutivo. Este é o segundo de três curtas-metragens do filme “Tokyo!”.

País: Japão 

 

3. Shaking Tokyo

Direção: Bong Joon-ho

Sinopse: Por mais de 10 anos, um rapaz tem sido um hikikomori, vivendo isolado no seu apartamento. Quando uma jovem entregadora de pizza desmaia em sua casa durante um terremoto, o impensável acontece: ele se apaixona. Este é o terceiro de três curtas-metragens do filme “Tokyo!”.

País: Japão 

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

 

 

Quarta-feira, 18 de dezembro, 19h30

Título: Caro, Bernardo

Diretores: Lucas Silveira e Rauany Nunes Farias 

Sinopse: Através de uma releitura artística, o filme, patrocinado pela Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria da Cultura e FICC – Fundo de Investimentos Culturais de Campinas, propõe uma reflexão e uma consequente homenagem à obra de Bernardo Caro, influente artista que utilizou seu conhecimento nas mais variadas técnicas a fim de deixar um legado cultural carregado de discussão social e um forte incentivo aos amantes das artes. 

País: Brasil 

Classificação indicativa: Livre      

 

 

Quinta-feira, 19 de dezembro, 19h

Título:  Jóias da Princesa: Sílvia Brandalise

Direção: Ariane Porto 

Diretora de Produção: Luiza Pasim     

Sinopse: O documentário Silvia Brandalise tem como base a vida e a personalidade da mulher que, há décadas desenvolve um trabalho à frente de uma equipe que vem mudando e salvando a vida de milhares de crianças. Projeto realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretária de Cultura e fundo de investimentos Culturais de Campinas - Premiado no FICC em 2016. 

País: Brasil 

Classificação indicativa: Livre      

 

 

Sexta-feira, 20 de dezembro, 15h

Título: Contos de Natal - A Christmas Carol 

Direção: Brian Desmond Hurst

Elenco: Alastair Sim, Hermione Baddeley, John Charlesworth, Kathleen Harrison e George Cole 

Sinopse: Com uma ótima fotografia em preto e branco, o filme explora muito bem as facetas do personagem principal, utilizando um bem elaborado sistema sonoro que funciona bem e acaba sendo um elemento fundamental na história. 

País: Inglaterra  

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.      

 

Sexta-feira, 20 de dezembro, 19h30

Título: Festa

Direção: Ugo Giorgetti

Elenco: Com Jorge Mautner, Adriano Stuart, Antonio Abujamra, José Lewgoy, Ney Latorraca, Otavio Augusto e Patricia Pilar.

Sinopse: Um tocador de gaita, um jogador de sinuca e o velho assistente deste são contratados para animar uma festa numa mansão. Eles ficam aguardando um chamado no salão de jogos da casa, sem serem admitidos ao andar superior, onde acontece a festa. Durante a espera eles discutem sua situação e têm contato com garçons e empregados, todos dirigidos por um mordomo autoritário. Colorido.  

País: Brasil  

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.            

 

Sábado, 21 de dezembro, 16h

Título: Anno Uno - O Nascimento da Democracia Italiana 

Direção: Roberto Rossellini

Sinopse: O filme acompanha a trajetória de Alcide De Gasperi (1881-1954) desde 1944, quando os expoentes dos partidos antifascistas começam a tecer o futuro político da Itália, até 1954, ano de falecimento do líder da Democracia Cristã Italiana. Com rigor histórico e realismo, Rossellini realiza um polêmico retrato da Itália do pós-guerra. 

País: Itália 

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 15 anos.      

 

Sábado, 21 de dezembro, 19h30

Título: O Absolutismo – A Ascensão de Luis XIV - La prise de pouvoir par Louis XIV

Direção: Roberto Rossellini

Sinopse: O Absolutismo - A Ascensão de Luís XIV, superprodução histórica do mestre Roberto Rossellini sobre os primeiros anos do reinado do "Rei Sol", Luís XIV (1643-1715), o maior monarca absolutista da França. Com seu apaixonante realismo, Rossellini realiza uma impecável reconstituição de época, mostrando episódios históricos, como a construção do Palácio de Versalhes, e o cotidiano da corte real, com seus exuberantes banquetes. Uma indispensável lição de história.

País: França

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.