Mostra "Indique um Livro" traz resultado de convocação pelas redes sociais

Tipo de evento:
Data:
03/10/2019
Horário:
Custo:

gratuito

Informações adicionais:

A Arte Postal, surgida nos anos de 1960, a partir de correspondências trocadas entre artistas plásticos, é a forma de expressão da exposição "Indique um Livro", com curadoria dos artistas João Bosco e Eni Ilis,  que entra em cartaz nesta quinta-feira, dia 3 de outubro, na Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”. A entrada é gratuita.

Para a realização da mostra, os curadores apostaram na abrangência das mídias e lançaram o tema "Indique um Livro" por meio de uma convocatória nas redes sociais, em janeiro deste ano, para que os interessados do mundo todo enviassem pelos Correios, até setembro último, seus postais com a sugestão literária. A criação artística poderia ser concebida dentro do formato 10 por 15 centímetros, em técnica livre.

Desafio proposto, Bosco e Eni receberam mais 500 postais vindos de diversos países, como Turquia, Bélgica, Finlândia, Espanha, Estados Unidos, Uruguai, Argentina, Alemanha, Brasil, Venezuela, Estônia, Portugal, Romênia, entre outros. Em todos, a liberdade estética com o nome do título, que transitou entre Dostoiévski a Saint Exupéry.

"Trata-se de uma atividade artística singular, que usando os recursos da distribuição postal, como cartas, cartões postais, colagens, carimbos de artistas e outros objetos dentro dos padrões estabelecidos pelos correios, possibilita a criação de redes de troca e compartilhamento na comunidade artística fora dos espaços de arte tradicional. É um modo de difusão democrática de circulação da arte, de ousadia, originalidade, humor e poesia", afirma Bosco, fazendo questão de lembrar a participação dos artistas campineiros Emanuel Rubim, Seu Constante e Lúcia Fonseca, nomes representativos do movimento.

Criatividade

Na exposição, o público poderá conhecer, também, o criativo trabalho dos alunos das escolas “Cel. Domingos Ferreira”, de Hortolândia; Instituto Popular Humberto de Campos e  Culto à Ciência, ambas de Campinas, resultado das oficinas de Arte Postal coordenadas por Bosco.

"Tendo o livro como tema", destaca a bibliotecária Suze Elias, da Zink, a mostra representa a possibilidade de suscitar, de despertar a vontade de ler através de múltiplas indicações de leituras, compartilhadas por artistas de vários países e de alunos. Foi também uma forma da Biblioteca se fazer conhecer como espaço de recepção e divulgação de Arte por artistas de diversas partes do mundo.

Na abertura da exposição nesta quinta-feira, às 19h, haverá duas intervenções: uma ação poética da atriz Adrielli Melges, com citações de alguns dos livros indicados, e projeção de imagens da arte postal por Acácio Pereira.

Serviço:

Exposição "Indique um livro", de João Bosco e Eni Ilis

Abertura: quinta-feira, dia 3 de outubro, às 19h, com intervenção artística de Acácio Pereira e Adrielli Melges

Onde: Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” (Avenida Benjamin Constant, nº 1. 633, Centro, Campinas). Telefone (19) 2115-7091

Visitação: até 31 de outubro de 2019, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.