Sinfônica encerra temporada 2019 com o violonista Fábio Zanon

15/12/2019
Horário:
Informações adicionais:

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) encerra no próximo final de semana a temporada oficial 2019 com a participação especial de um dos artistas brasileiros de maior prestígio internacional, o violonista Fábio Zanon. Com regência do maestro titular Victor Hugo Toro, os concertos acontecem no Teatro Castro Mendes no sábado, dia 14 de dezembro, às 20h, e no domingo, 15, às 11h.

No repertório, “ Intermezzo de “las Bodas de luis Alonso”, uma espécie de opereta espanhola, de caráter leve e popular do compositor espanhol  Geronimo Jimenez;  “Concierto de Aranjuez (21')”, reflete a atmosfera ensolarada da Espanha e tem ecos tanto da música barroca espanhola como das melodias populares e dos instrumentos tradicionais de seu país, do espanhol  Joaquín Rodrigo; “Três Aires Chilenos”, do chileno Enrique Soro, considerado um dos primeiros sinfonistas chilenos e reconhecido como um grande improvisador de piano; “Fuga con Pajarillo”, que mistura canções e elementos folclóricos com formas e técnicas clássicas, do venezuelano   Aldemaro Romero.

Serão executadas, ainda, as obras “Três danças cubanas (8’)”, do compositor e violinista cubano Alejandro García Caturla; “Congada”, do brasileiro Francisco Mignone; e “Huapango”, do mexicano José Pablo Moncayo.

Victor Hugo Toro  (regente)

Nascido em Santiago do Chile, realizou estudos de regência orquestral e graduou-se pela Faculdade de Artes da Universidade do Chile. Foi vencedor do II Concurso Internacional de Regência Orquestral Prêmio OSESP - Organizado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e tem sido convidado a reger as mais importantes orquestras de seu país, tais como as Sinfônicas do Chile, Antofagasta, Concepción, La Serena, Orquestra Clássica da Universidade de Santiago, Orquestra de Câmara do Chile, Orquestra de Câmara de Valdivia e Orquestra Nacional Jovem. Além da Osesp, onde foi regente assistente e apresentou importantes peças do repertório universal, assim como primeiras audições de repertório brasileiro, tem sido convidado a reger a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Sinfônicas da Bahia, do Paraná, Porto Alegre, Caxias do Sul, Camerata Antiqua de Curitiba, Sinfônica do Sodre (Uruguai), Filarmônica de Montevidéu, da Universidade Nacional de Cuyo (Argentina), de Rosário (Argentina) e Filarmônica da Universidade Nacional Autônoma do México (OFUNAM).

Victor Hugo Toro é também compositor e suas obras têm sido interpretadas por diversos grupos sinfônicos e de câmara. Foi escolhido um dos 100 líderes jovens do Chile pelo jornal “El Mercurio” e recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de São Paulo pelo seu trabalho em prol da música, da sociedade paulistana e do intercâmbio cultural entre Chile e Brasil.

Foi regente principal da Orquestra Sinfônica do SODRE, no Uruguai, e regente residente da Companhia Brasileira de Ópera, com quem realizou uma grande turnê de 89 espetáculos por 15 cidades brasileiras. Foi laureado pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino com a Ordem do Mérito Cultural "Carlos Gomes" no grau de comendador; recebeu de parte da Câmara Municipal de Campinas a medalha "Carlos Gomes", pelos relevantes serviços prestados à cidade.

Fábio Zanon  (violonista)

É um dos artistas brasileiros de maior prestígio internacional. Seu estilo, que explora ao limite o potencial expressivo do violão, bem como sua diversificada atividade como regente, camerista, professor, escritor, organizador e comunicador têm contribuído para ampliar a percepção do violão no cenário da música clássica.

Como solista, já se apresentou em mais de 50 países, em teatros como o Royal Festival Hall e Wigmore Hall em Londres, Philharmonie em Berlim, Carnegie Hall em Nova York, Tchaikovsky Hall em Moscou, Philharmonie em São Petersburgo, Beux Arts Centre em Bruxelas, Les Invalides em Paris, Concertgebouw em Amsterdam, Koerner Hall em Toronto, KKL em Lucerna e Sala Verdi em Milão. Ele toca constantemente nos maiores festivais ao redor do mundo.

Seu repertório inclui mais de 40 concertos com orquestra - muitos deles em estreia mundial - e virtualmente todo o repertório de câmara.

Concebeu, escreveu e apresentou cerca de 200 programas para a Radio Cultura, inclusive as séries A Arte do Violão e O Violão Brasileiro, que são adotadas até como material didático.

É Visiting Professor da Royal Academy of Music desde 2009; também atua regularmente como professor no Master Guitarra Alicante (Espanha), no Festival de Lisboa-Estoril e foi professor residente no Conservatório Real de Estocolmo em 2008. Tem dado cursos e master classes nos maiores festivais e conservatórios ao redor do globo, da Juilliard em Nova York até os principais conservatórios do extremo Oriente. Desde 2014 tem atuado como coordenador artístico e pedagógico do Festival de Inverno de Campos do Jordão, onde supervisiona as atividades de centenas de alunos orquestrais.

Fabio Zanon é autor do livro Folha Explica - Villa-Lobos e suas gravações são agora lançadas com exclusividade pela GuitarCoop.

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

Horário:   14/12sábado , às 20h

15/12  domingo, às 11h.

Local: Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos,s/nº, Vila Industrial. Campinas). Telefone (19) 3272-9359.

Ingressos

Sábado

R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (estudantes, aposentados e maiores de 60 anos), R$ 10,00 (professores das redes municipal e estadual de ensino e pessoas com deficiência e mobilidade reduzida) e R$ 5,00 (estudantes da rede municipal e estadual de ensino)

R$ 10,00 (inteira)

R$ 5,00 (estudantes, aposentados e maiores de 60 anos)

R$ 4,00 (professores das redes municipal e estadual de ensino e pessoas com deficiência e mobilidade reduzida)

R$ 2,00 (estudantes da rede municipal e estadual de ensino)

Observação:

Expressamente proibida a entrada após o início do concerto.

Não será permitida a entrada de menores de 6 anos.