Projeto Teatro a Bordo faz apresentações gratuitas no Campo Belo

Custo:

gratuito

Informações adicionais:

O que cabe dentro de uma caixa de aço? Pois no Caixola de Histórias, o contêiner do Teatro a Bordo, cabe um país inteiro. Completando 11 anos de estrada e mais de 300 cidades visitadas, o projeto de teatro itinerante chega a Campinas para apresentações gratuitas no Campo de Futebol do bairro Campo Belo, nos dias 6 e 7 de setembro, contando com sessões gratuitas para toda a população.

O caminhão-palco conta com uma tenda para abrigar a plateia, banquinhos, equipamentos de som e sistema de luz abastecido com eletricidade solar.

Foi pensando na diversidade cultural do Brasil que a trupe de artistas do Teatro a Bordo criou seu novo espetáculo, ‘Caixola de Histórias’, utilizando as técnicas do teatro de animação, sombras,  música ao vivo e o improviso tradicional da commedia dell’arte para encenar pequenas histórias que retratam o misticismo indígena, a resistência do povo,  a força da natureza e a alegria das festas populares.

“Retratar histórias das cinco regiões do país ainda não foi suficiente para mostrar a força da cultura popular. Pensamos então em trazer o público para a cena, onde a participação de todos se faz necessária para o desfecho da peça, tornando o espetáculo ainda mais vivo", destaca a produtora Talita Berthi.

Para finalizar a montagem, homenageando a cidade onde o contêiner-palco está estacionado, uma nova cena será criada com base nos registros da memória popular local coletados em uma oficina de contação de histórias, que acontecerá no primeiro dia do projeto na cidade. A oficina é aberta a educadores, artistas e interessados.

O projeto Teatro a Bordo – Caixola de Histórias é apresentado pelo Ministério da Cidadania e Instituto CCR, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da CCR AutoBAn em uma realização da BERTHI Produção e Arte e apoio local da Prefeitura Municipal de Campinas.

Campo de Futebol do Campo Belo (em frente à Comunidade Menino Chorão – Rua 01)

Dia 06 de setembro - sexta-feira

8h00 às 15h30 -  Cortejo de chegança dos artistas nas escolas do bairro

16h - Oficina “Confecção de Bonecos Brincantes"

16h - Oficina de Contação de Histórias na comunidade Menino Chorão

*Quem tiver interesse em participar da Oficina de Contação de Histórias precisa enviar um e-mail com nome e telefone para oficina@teatroabordo.com.br (idade mínima de 18 anos).

Dia 07 de setembro - sábado

11h -  Cortejo de chegança dos artistas

16h - Teatro "Sessão Solene - A Princesa e o Gigante"

17h30 - Apresentações dos artistas

19h - Sessão de vídeo

19h30 - Teatro "Caixola de Histórias"

Programação com entrada gratuita.