Sábado de Aleluia é dia da tradicional Lavagem da Escadaria da Catedral

Tipo de evento: 
Peça de teatro
Data: 
20/04/2019
Horário: 
das 9h às 17h
Custo: 

A tradicional Lavagem da Escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas, ritual que está na 34ª edição na cidade, acontece neste Sábado de Aleluia, 20 de abril, das 9h às 17h, com a participação de integrantes de religiões afro-brasileiras de Campinas e Região Metropolitana. "É uma mistura de fé, religião, tradição, cultura e celebra a resistência dos povos negros vindos de todas as partes do território africano, com seu rico legado cultural e religioso", destaca Mãe Dango, uma das idealizadoras da cerimônia.

Antes da Lavagem, os participantes fazem um cortejo que sai da Estação Cultura, descendo pela Rua 13 de Maio em direção à Catedral. Durante o trajeto, cânticos, flores e muita água de cheiro que, ao final da Lavagem, perfumam o público. Durante o dia, várias atividades culturais e sociais são oferecidas aos que prestigiam o evento. Entre as apresentações estão o jongo, a congada, a folia de reis, a catira, a dança afro, a capoeira e o samba. 

Conforme estudo de Marcela Bonetti, especialista cultural da Secretaria de Cultura de Campinas, no decorrer dos anos a cerimônia foi recebendo outras manifestações culturais afro-brasileiras presentes no município, como a capoeira, o jongo e o samba de bumbo. "Em função desses movimentos estarem relacionados à população afrodescendente, o racismo atribuído a essa população se estende aos elementos de sua cultura. Deste modo, analisar a cerimônia da Lavagem da escadaria é também tratar das relações sociais envolvidas e a intolerância presente", afirma.

"A história da Lavagem da Escadaria em Campinas é relevante também no sentido de compreender como se construiu uma relação de aproximação com a Igreja, na representação do Bispo, ao sugerir que a data ocorresse no Sábado de Aleluia, único momento que a Igreja Católica se encontra fechada. A cerimônia no adro da Catedral, com as portas fechadas da Igreja, transformam também o espaço como um ato de festa", complementa.
 
A partir de 1998, a manifestação cultural da cerimônia da Lavagem da Escadaria da Catedral de Campinas foi incorporada ao Calendário Oficial do Município de Campinas, pela Lei Municipal nº 9515/97 e a partir de 2005, incluída no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, pela Lei Estadual nº 12.097/05.

Serviço
34ª Lavagem da Escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas
 
Quando: sábado de Aleluia, 20 de abril, sábado, 9h às 17h.
Programação
9h - Concentração na Estação Cultura.
10h - Descida da cortejo pela Rua 13 de Maio.
12h - Cerimônia religiosa e Lavagem da escadaria.
13h às 17h - Apresentações culturais.
17 - Encerramento.