Dimas Garcia comemora 82 anos com exposição na Estação Cultura

Tipo de evento: 
Exposição
Data: 
04/03/2020
Horário: 
19h30
Custo: 

Gratuito

Informações adicionais: 

As Salas Expositivas da Estação Cultura estarão em clima de festa nesta quarta, 4 de março, com a abertura da exposição "Passagem # 82 - Cores e atmosferas do exercício de estar no mundo", do artista visual Dimas Garcia, que, nesta data, completa 82 anos. O vernissage será às 19h30. A mostra reunirá 28 obras de acrílico sobre tela. 

Dimas Garcia  possui um forte trabalho autoral, identificado pelas qualidades técnicas e, sobretudo, expressivas. Em muitas de suas obras, a monotonia da paisagem, marcada por casinhas dispostas horizontalmente, é suavizada por tons pastel e pelas pinceladas leves, em técnica que lembra aquarela. A paisagem despojada ilustra a aridez da vida, em que o vazio representa a distância afetiva e psicológica entre os seres humanos. 

Durante o vernissage, Dimas Garcia será homenageado pelo artista Acácio Pereira: “Trata-se de um artista que faz parte da história da arte da cidade devido ao seu importante trabalho como artista plástico e também por sua importância como agente cultural".

 

O Artista

Autodidata, pintor e gravador, Dimas Garcia nasceu em Promissão, São Paulo, em 1938. Mudou-se para Limeira em 1946. Recebeu orientação em desenho e pintura do professor Ruy Corte Brilho no antigo Instituto de Educação Castello Branco, de 1954 a 1960. A partir de 1970, transferiu sua residência para Campinas, onde frequentou cursos nos ateliês de Di Saboy, J. Zanellato e Thomaz Perina.

Em 1960, recebeu sua primeira Medalha de Honra ao Mérito, pela participação no Salão de Artes Plásticas da I Feira de Artes daquele instituto em Limeira.

Entre 1960 e 2001, realizou 36 exposições individuais no Brasil e 15 no exterior; participou de 57 salões oficiais, recebendo 26 premiações. Esteve presente em 107 exposições coletivas; 38 obras de sua autoria estão incluídas em 27 acervos oficiais, entre os quais o do Palácio 9 de Julho.

A mostra é uma parceria entre a Coordenadoria da Estação, Coordenadoria de Ação Cultural, Ateliê da Estação/Ateliê Aquastre do artista João Bosco.

 

Serviço

Exposição "Passagem # 82 - “Cores e atmosferas do exercício de estar no mundo”, de Dimas Garcia

Onde: Salas Expositivas da Estação Cultura (Praça Marechal Floriano, s/n. Centro. Campinas).

Quando: vernissage nesta quarta, 4 de março, às 19h30. 

Visitação de 5 de março a 5 de abril. De segunda a sábado, das 9h às 21h; domingo e feriados, das  10h às 20h.

Entrada gratuita.

Estacionamento gratuito com entrada pela Francisco Teodoro, 1050. Vila Industrial. Campinas