30/06

A greve geral paulista de 1917, que completa 100 anos, marco na história do movimento operário brasileiro, será tema de evento especial realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas no próximo dia 30 de junho. Com entrada gratuita, o público poderá conferir a exibição do documentário “Libertários”, dirigido por Lauro Escorel, seguida do debate sobre "A História e os impactos da greve de 1917 em São Paulo e Campinas" com os historiadores Américo Baptista Villela e Augusto Cesar Buonicore.

Em julho de 1917, mais de 70 mil trabalhadores de todas as profissões paralisaram suas atividades reivindicando melhores salários e condições de trabalho. Na época não havia direitos sociais. As jornadas de trabalho atingiam até 14 horas diárias, sem férias ou descanso semanal remunerado. Também não existia a previdência pública. O emprego de crianças nas fábricas era generalizado. Contra isso se insurgiram os trabalhadores. A ação truculenta da polícia resultou na morte do sapateiro José Martinez, de 21 anos. O seu enterro sensibilizou a capital paulista e impulsionou o movimento grevista.

Os operários de Campinas não ficaram de fora e participaram daquela greve histórica. Nesta cidade, como na capital, houve forte repressão na qual morreram três trabalhadores. "Um episódio ainda pouco conhecido e que deveria ter um lugar de destaque na memória do movimento social local", destacam os historiadores.

Exibição do documentário “Libertários”, dirigido por Lauro Escorel.

Debate: A história e os impactos da greve de 1917 em São Paulo e Campinas. Expositores: historiadores Américo Baptista Villela e Augusto Cesar Buonicore

Data: 30 de junho (sexta-feira), às 19h

Onde: Museu da Imagem e do Som de Campinas (Rua Regente Feijó, 859. Centro).

Promoção: Fundação Maurício Grabois, Sindicato dos Professores de Campinas e Região, Associação dos Professores da PUCC, Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp, Sindicatos dos Jornalistas Profissionais de São Paulo, Instituto João Zinclar.

Apoio: Museu da Imagem e do Som, Museu da Cidade, Secretaria Municipal de Cultura.

Entrada gratuita.

30/06

O show “JK, Um Reencontro com o Brasil”, da cantora Glaucia Nasser, em turnê brasileira, chega a Campinas para apresentação única no Teatro Castro Mendes, na próxima sexta-feira, 30. A apresentação faz um verdadeiro passeio pelos feitos e inspirações que marcam a trajetória de JK.

Acompanhado por uma instalação sobre a vida e obra do político, o espetáculo evoca episódios mais emocionantes da história. Traduz o Brasil da segunda metade da década de 1950 marcado pela figura e energia do político, sua simplicidade, generosidade e ousadia capazes de inspirar o coração de cada brasileiro.

O espetáculo é uma versão ampliada e modernizada de “Uma noite com Juscelino”, apresentado em Diamantina, São Paulo e Brasília, no ano passado. A nova montagem estreou com grande sucesso no Teatro UNIP, em Brasília, no dia 25 de maio.

Canções como “Um Índio” (Caetano Veloso), “Lamento Sertanejo” (Gilberto Gil, Dominguinhos), “Fala” (João Ricardo, Luli), “Daqui Pra Frente” (Glaucia Nasser, Tiago Vianna, A. Lemos), “Calix Bento” (Domínio Público), “Feira de Mangaio” (Sivuca) - e claro, “Peixe Vivo”, cantiga favorita de JK - fazem parte do repertório, que traz também trechos de discursos de JK originais.

Com direção musical e arranjos de Paulinho Dáfilin, Glaucia Nasser é acompanhada pelos músicos Guiza Ribeiro (violões e guitarra), Magno Vito (baixo), Thiago Gomes (bateria), Felipe Roseno e Chrys Galante (percussão), Jonas Moncaio (violoncelo), Pedro Cunha (teclados e acordeon) e Caio Andreatta (violões).

Direção Geral: FBMA - Fundação Brasil Meu Amor

Direção Artística: Madalena Bernardes

Direção Musical & Arranjos: Paulinho Dáfilin

Cantora intérprete & compositora: Glaucia Nasser

Banda: Magno Vito (baixo), Pedro Cunha (teclados e acordeom), Felipe Roseno e Chrys Galante (percussão), Thiago Gomes (bateria), Guiza Ribeiro (guitarra e violões), Jonas Moncaio (violoncelo) e Caio Andreatta (violões).

“JK, Um Reencontro com o Brasil”

Data: 30 de junho, sexta-feira

Horário: 21h

Local: Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/n. Vila Industrial, Campinas).

Ingresso: R$ 60,00 (inteira) | R$ 30,00 (meia)

Promoção compra antecipada: R$ 30,00

Vendas: Bilheteria do Teatro.  Telefone: (19) 3272-9359