Folias de Reis realizam o 40º Encontro de Bandeiras no domingo, 20

As Folias de Reis em Campinas chegam ao seu ponto alto com o tradicional 40º Encontro de Bandeiras no próximo domingo, 20, na Vila Castelo Branco, das 8h às 18h.
 
Se durante todo o mês as companhias de Reis fazem as suas festas, comemorando a chegada e o retorno às comunidades, é na “Festa da Dona Maria”, como o encontrão é conhecido, que os  grupos de Folias da cidade e da região mostram, coletivamente, suas cantorias e evoluções.
 
"Dona Maria (in memorian) iniciou a tradição em 1978 para pagar uma promessa e seguiu como devota da bandeira de Reis, congregando diferentes grupos de folias e de culturas, recebendo grupos de muitos lugares, desde cidades vizinhas até foliões de outros estados", conta Marcela Bonetti, especialista cultural da Secretaria de Cultura de Campinas.
 
O nome dado pela tradição para a pessoa que faz a festa da chegada é festeira. "Dona Maria fez tão lindamente esse papel que ao longo dos anos a festa ganhou destaque na cidade e hoje é feita por sua neta, Regiane, que já ensina sua filha e envolve toda a família nos preparativos", destaca.
 
O encontro acontece durante todo o dia. Os grupos se apresentam e se desafiam divertidamente pelas ruas da comunidade.
 
 
Patrimônio Imaterial
 
Em Campinas, a Folia de Reis é reconhecida como patrimônio cultural imaterial desde outubro de 2018, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc). 
 
“A importância de trazer a celebração do Dia de Reis para a região central, com a participação das Companhias, é uma forma de colaborar para a salvaguarda da Folia de Reis, e de contar para a cidade que esses grupos estão pulsantes nas regiões, na cultura popular, indo de casa em casa. Não são mais vistos nos grandes centros, mas todos os anos realizam seus “Giros” e celebram, com suas festas de "chegada", a tradição da Bandeira de Santos Reis”, afirma a especialista cultural.
 
A estudiosa lembra que a tradição já teve início em novembro quando as companhias saíram em seus "Giros", que significam o início da peregrinação que remete aos Reis Magos, que culminam com o tradicional encontro de bandeiras da Vila Castelo Branco. 
  
Campinas reúne, atualmente, as companhias Ases do Brasil, Estrela Guia, Grupo Folclórico Campinense, São José Operário e Vozes do Oriente.
 
 
Serviço
Encontro de Bandeiras 
 
Quando: domingo, 20, das 8h às 18h.
Onde: Associação da Folia de Reis de Campinas - Asfrecam (Rua Humberto de Campos, 183. Vila Castelo Branco).
Entrada gratuita.