DegustArt terá também Feira de Economia Criativa, com 15 expositores

O DegustArt, festival de gastronomia, música e arte, terá também uma feira autoral de economia criativa com 15 expositores, artistas e artesãos de Campinas e região. A Expo Criativa 2021 tem a curadoria do Movimento Campinas Criativa, que foi convidado a participar do evento pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas. A entrada é gratuita.

O público poderá ir ao festival e à feira nos dias 5, 6 e 7 de novembro, na área do Parque Portugal que é acessada pelo Portão 7 da Lagoa. Ou pela área do Portão 5, que também dará acesso ao evento, para estacionar o carro.

A Expo Criativa 2021 marca o reinício das feiras criativas em Campinas, segundo Ana Paula Cunha, uma das articuladoras do movimento. “A Economia Criativa é um novo olhar sobre determinados setores econômicos com potencial para desenvolver produtos e serviços criativos e provenientes do capital intelectual do empreendedor, para fomentar negócios e gerar trabalho e renda”.

Ana Paula explica que, por meio de inscrição prévia ou convite, o Movimento Campinas Criativa selecionou para a feira artistas e artesãos considerando critérios de autoria, originalidade, design, sustentabilidade dos produtos e capacidade empreendedora, buscando representar a cultura e a criatividade campineiras em grande estilo.

Participarão expositores dos segmentos de artes, moda, brinquedo, joias, acessórios, instrumentos musicais, cosméticos naturais, moda casa e artesanato com produtos únicos e originais. “Além de selecionar expositores que atendessem aos critérios da economia criativa, buscamos garantir que houvesse representatividade negra e LGBTQIA+, além de projetos sociais”, afirma Ana Paula Cunha.

Ela acrescenta: “Esse evento visa apoiar ao empreendedorismo e à criatividade, no ano internacional da economia criativa, conforme definição da Organização das Nações Unidas (ONU), e promover o mercado de gastronomia em diálogo com o artesanato, dois importantes segmentos da economia criativa local”.

Pintura ao vivo

Durante os três dias de evento, o artista plástico João Bosco realizará sessões de live painting (pintura ao vivo), com as temáticas “Você tem fome de quê?” (em referência à música da banda Titãs) e “Qual é a tua fome?”, que vai levar ao público a oportunidade de observar a gestualidade do artista ao construir uma obra de arte, ao mesmo tempo em que ressalta a importância da nutrição emocional que a arte proporciona, conforme foi comprovado no período da pandemia.

Os 15 expositores selecionados para a feira são:

Ateliê da Oliveira @ateliedaoliveira - Utilitários e brinquedos

Carlos Yamassaki @carlosyamassaki - Joias

Carochê @carochecroche - Bolsas, acessórios, moda casa

Casa de Lilica @casadelilica - Móveis e objetos em madeira

Detalhe em Nós @detalhe.em.nos - Moda casa

João Bosco @j.bosco55 - Desenho e Pintura

Lumzz Presentes Diferentes @lumzz_presentesdiferentes - Bonecos

Melão Maduro Ateliê @melaomaduroatelie - Moda casa

Projeto Reciclista @projetoreciclista - Bolsas e acessórios moda e pedal

Rama Roupas @rama_roupas - Roupas

Saia Diferente @saiadiferente - Moda sem gênero

Santo Nó @santo.no - Acessórios

Sulis Minerva @sulisminerva_ - Cosméticos naturais

Tânia Badu @taniabadu - Roupas, acessórios, moda casa

Toshiro @ilubrasileiro - Instrumentos musicais

 

Sobre o Movimento Campinas Criativa

 

“O movimento é formado por um conjunto de pessoas, empresas e organizações dos segmentos que compõem a Economia Criativa, por meio da difusão de informação e articulação em rede. Tem como propósito potencializar a Economia Criativa local e estimular a abundância”, declara Ana Paula Cunha.

 

O Movimento Campinas Criativa nasceu em dezembro de 2018 a partir do evento Soul Local Festival da Economia Criativa. A meta era unir os diversos agentes dos segmentos que compõem a Economia Criativa em Campinas para formar uma rede e organizar ações conjuntas, gerando networking, negócios, trabalho e renda. Em outubro de 2019, o movimento se fortaleceu com uma oficina promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Sebrae e, a partir daí, vem se reunindo regularmente. Em 2020, o grupo se consolidou, agregando mais de uma centena de participantes em um canal exclusivo de networking, gerando conteúdo, parcerias, conexões e oportunidades de co-criação e negócios.

 

Entre os parceiros do movimento, estão o Dia Mundial da Criatividade (liderança local de Campinas), Sebrae, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, Chopp com Ciência, Secretaria de Desenvolvimento do Estado (Centro Paula Souza), SENAC, Portal Campinas.com.br, Soul Local Festival da Economia Criativa, Caminho pro Interior, CriaBrasilis (Associação Brasileira de Criatividade e Inovação), Mergulho Sustentável, PUC (Psicologia) – Centro de Pesquisa em Criatividade, Rede de Coworkings de Campinas, OCA, Rede dos Pontos de Cultura de Campinas, Pavão Cultural, ACDC (Academia da Criatividade de Campinas), The Ladder, entre outros.

 

Para mais informações sobre o processo de curadoria da Expo Criativa, o contato pode ser feito por meio do instagram do Movimento Campinas Criativa: @campinascriativa.

 

Serviço:

 

Expo Criativa - 3ª Edição do DegustArt

 

Local: Lagoa do Taquaral Portão 7 – Quadras de Areia

Data: 5, 6 e 7 de novembro de 2021 – sexta, sábado e domingo

Horário de início e término dia 5: das 18h às 22h - sexta-feira

Horário de início e término dia 6: das 12h às 22h - sábado

Horário de início e término dia 7: das 11h às 20h - domingo

Instagram: @abraselrmc e @campinascriativa