Abertas inscrições para Rodas Literárias em parceria com a Biblioteca Zink

O projeto Rodas Literárias, em parceria com a Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink, realizará dez edições on-line das Rodas Literárias e duas oficinas on-line de criação artística em Campinas. Todas as atividades são gratuitas e virtuais, via plataforma google meet. É preciso fazer inscrições, que já estão abertas no link: https://forms.gle/eBw2Dbmt9KsYBcXj9

Rodas Literárias são encontros on-line semanais para leitura na íntegra de textos curtos em prosa (conto e/ou crônica) e conversa, com duração de 2h cada atividade. A leitura será feita no dia, não sendo necessário que se conheça a obra ou os (as) autores (as) para participar.

O projeto tem apoio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProACSP), edital nº 24/2019 – “Ações de incentivo à leitura”. A Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink é parceira do Rodas Literárias desde 2014.

O projeto independente Rodas Literárias é coordenado pela educadora Mozí Neri. Nasceu em uma biblioteca pública no Estado do Rio de Janeiro e existe e resiste desde 2012. Com uma metodologia própria e em constante mudança, o projeto joga com a ideia da leitura como ato, como ação, seja na leitura silenciosa, seja na leitura em voz alta.

Outro aspecto é estimular a participação de todas as pessoas, dizendo o que se pensa, o que se sente durante esse processo criativo, ainda que tenha sido o primeiro contato delas com o texto. Aliás, não é imprescindível que o leitor conheça a obra e os autores para participar, deste modo colocamos em prática a perspectiva democrática da “palavramundo”, como diria Paulo Freire.

As dez edições on-line das Rodas Literárias serão transmitidas a partir do dia 19 de junho e vão até 21 de agosto, sempre aos sábados, das 10h às 12h. As duas oficinas também serão em junho

Programação das Rodas Literárias:

19.06 – Conto “O jantar”, de Clarice Lispector.

26.06 – Conto “O pedestre”, de Ray Bradbury.

3.07 – Crônicas de Hilda Hilst.

10.07 – Conto “Venha ver o pôr do sol”, de Lygia Fagundes Telles.

17.07 – Conto “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos”, de Conceição Evaristo.

24.07 – Texto de Lima Barreto.

31.07 – Conto “As mãos dos pretos”, de Luís Bernardo Honwana.

7.08 – Conto “I have shoes for you”, de Cidinha da Silva.

14.08 – Conto “Telhado quebrado com gente morando dentro”, de Jarid Arraes.

21.08 – Conto “Um general na biblioteca”, de Ítalo Calvino.

Programação das Oficinas

1a - Oficina On-line de HQs, com Bira Dantas.

Esta oficina propõe a apresentação do gênero HQs, partindo da obra do autor, intitulada "Tatu-man", além de orientar os(as) participantes a criar sua própria História em Quadrinhos. Para isso, a oficina será dividida em dois momentos: no primeiro dia, será abordada a criação de personagens; no segundo dia, a criação de roteiro da HQ.

Material necessário: 20 folhas de sulfite por participante; 1 lápis e 1 borracha branca.

Público-alvo a partir de 11 anos.

Duas turmas, com 20 vagas cada: 1ª Turma – Dias 22 e 24 de junho, 10h às 12h. 2ª Turma – Dias 23 e 25 de junho, 15h às 17h.

Bira Dantas trabalha com HQs, ilustrações e charges desde 1979. Foi desenhista da revista em quadrinhos “Os Trapalhões” (Bloch) de 1980 a 82, e intercalador de desenho animado no Estúdio Briquet (Bond Boca) em 85, quando fez parte da AQC (Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas de SP).

Colaborou em revistas como Pântano, Tralha, Porrada, Megazine, Bundas, Em Ação (Caterpillar), Eaton, IBM, 3M, Rockwell Fumagalli, Anglo, Bundas e jornais como Retrato do Brasil, Folha da Tarde (SP), Diário do Povo, Pasquim 21 e jornais Sindicais. Ilustrou livros para Ed. Atual (O Caderno de Perguntas de Rebecca) e para Ática (Curso de Inglês) através da Agência de Design e Editoração Grafos.

Participou de livros cooperativados da Editora Virgo como “Brasil, 500 anos”, “Fome de ver estrelas”, “Tiras de Letras”, entre outros. Publicou quadrinhos literários pela Escala Educacional (Memórias de um Sargento de Milícias, D. Quixote e O Ateneu). Tem trazido as exposições da AQC (Brasil-África, Brasil-Paraguai, Zalla para sempre) para a Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink, em Campinas. É professor de charge, cartum e caricatura na Escola de Arte Pandora, em Campinas. Atualmente é contratado pelo Sinergia e Sindipetro.

2a Oficina On- line de leitura e escrita literárias, com Mozí Neri.

Esta oficina parte da leitura de formas breves da prosa – fragmentos, provérbios, diários, crônicas e contos – como provocação à escrita criativa. A oficina é dividida em dois movimentos: o primeiro, de apresentação, leitura e conversa com e sobre os textos; o segundo, de produção escrita das pessoas participantes. Os textos produzidos também serão lidos e comentados.

Turma Noite – Dias 3 e 5 de agosto, 20h às 22h. São 20 vagas.

Mozí Neri é mestra em Educação (Unicamp) e licenciada em Letras (UFRJ), tendo defendido a dissertação sobre a importância da literatura em ambientes de coletividade e diálogo.

Atua em atividades educativas e culturais de incentivo à leitura e escrita literárias; em coordenação e supervisão de projetos; docência; atendimento a Escolas e ao público de Bibliotecas e Museus. Coordena o projeto “Rodas Literárias”, desde 2012, que já foi realizado em bibliotecas públicas do RJ e de SP, via editais e/ou parcerias.

Em 2019, este projeto foi selecionado pelo Edital ProAC nº 24/2019, que visa a realização de ações de incentivo à leitura no Estado de São Paulo. Publicou alguns textos ficcionais e não ficcionais, de diferentes gêneros, em periódicos e coletâneas. Ainda em 2019, publicou o ensaio “Da palavra ao gesto: o ato de ler literatura”, na coletânea Mediação da leitura literária em bibliotecas, pela editora Malê. No contexto pandêmico e online, em 2020 e 2021, vem realizando encontros quinzenais das Rodas.