Arte campineira 'Belas Palhas Crioula' é destaque no RevelandoSPOnline

A Mestra Artesã Alice Almeida foi uma das contempladas do @RevelandoSPOnline2021, representando Campinas. Trata-se do programa de fomento e difusão cultural que une Estado, prefeituras e segmentos artísticos para desenvolver a cultura e a economia criativa em todas as regiões de São Paulo. Promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Desenvolvimento Regional, a iniciativa tem gestão e produção da Amigos da Arte e parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

A arte de Alice pode ser visto em vídeo, que estará disponível a partir desta quarta-feira, 22 de dezembro, no canal Cultura Abraça Campinas, no link (https://youtu.be/YAdz7k5MhlQ). Ela conta um pouco do seu trabalho, do milho crioulo e da sua trajetória.

Alice desenvolve um belo trabalho no segmento de artesanato com palhas de milho crioulo, arte que iniciou na infância e que é herança de seus pais. As cores naturais que a palha crioula possui tornam o trabalho ainda mais rico, e o tingimento é totalmente natural.

Milho Crioulo

O milho crioulo possui uma variedade de grãos diversos em tamanhos, formas e cores, seja vermelho, negro ou colorido. É uma variação que não foi apropriada pela indústria, e com variedades tradicionais que passam de geração para geração através das mãos dos agricultores.

Por conta de sua importância, hoje em dia existem grupos regionais de guardiões e guardiãs de sementes crioulas que resgatam essas sementes, assim como saberes tradicionais e ancestrais.