Artesãs levam o mundo dos quadrinhos à arte do bordado

Maria Marinho, do projeto “Bordadeiras fazendo arte”, apresenta livro feito em bordado

Ao invés de canetas e papéis, agulhas e panos: um grupo de dez artesãs do distrito do Campo Grande está levando o mundo das histórias em quadrinhos para o universo do bordado. O resultado dessa experiência será uma história em quadrinhos em tecido, a ser exposta no dia 19 de fevereiro na mostra online “Dia do Quadrinho”, no site https://www.dqnzink.com.br/, da Biblioteca Ernesto Zink. Trata-se do projeto “Bordadeiras fazendo arte”, fomentado pela Secretaria Municipal de Cultura e a Assistência Social e Segurança Alimentar.

“Essa proposta, que surgiu de oficinas de artesanato, cria um diálogo interessante entre realidades distintas e o público certamente vai se encantar com o trabalho exposto“, afirmou  a secretária municipal de Cultura, Sandra Ciocci.

A ideia nasceu da parceria entre um desenhista de 12 anos, Kaio Soares Miranda, que cria as formas que serão transpostas para os bordados, e as artesãs. Autodidata, o pequeno artista fez de sua vivência do universo dos quadrinhos a fonte de inspiração para criar. Depois de prontos, são copiados para os tecidos e aí começa o trabalho de bordar.

O grupo já produziu até um livro em tecido, a “História de Rose”, que desenvolve uma narrativa sobre a formação da mulher negra. Segundo Maria Marinho, do projeto “Bordadeiras fazendo arte”, o trabalho entusiasmou a todas. “A gente precisa falar de mulher porque afinal de contas as mulheres ficam abandonadas, meio que desprotegidas”, afirmou.

Segundo Juliana Siqueira, da coordenadoria de ação cultural da Secretaria de Cultura, o grupo nasceu de uma iniciativa intersetorial, que começou a pedido do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) Satélite Íris e vem sendo desenvolvida com a rede Novas Atitudes para oferecer oficinas de artesanato. “Por meio do bordado, queremos trabalhar e fomentar ações para elas cuidarem de si mesmas”, afirmou.

A rede intersetorial Novas Atitudes é composta por vários serviços que atendem à população da região. Dentre eles estão o Cras Satélite Íris;  as Escolas Estaduais Rosina Frazatto e São Judas Tadeu; o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) Noroeste. Além das instituições Centro Educacional e de Assistência Social Coração de Maria (Ceascom); Centro Regional de Atenção Aos Maus Tratos na Infância (Crami); Casa Hosana e Projeto Gente Nova (Progen).

A exposição online Bordadeiras fazendo arte começa dia 19 de fevereiro e vai até 28 de fevereiro.