Arthur Moreira Lima se apresenta na praça do CCC nesta quarta

O premiado pianista Arthur Moreira Lima, um dos mais importantes nomes da cena instrumental, estará em Campinas com o projeto “Um Piano na Estrada”, nesta quarta-feira, 29 de março, na praça do Centro de Convivência Cultural, às 20h. Em um piano instalado num caminhão-teatro, que se transforma em palco de 45 metros quadrados, o músico irá interpretar obras de Bach, Mozart, Beethoven, Pixinguinha, Villa-Lobos, entre outros mestres que transitam entre o popular e o erudito. A entrada é gratuita.

Antes do recital, a partir das 19h30, o público confere a apresentação da Oficina de Cordas (contemplada pelo Fundo de Investimento Cultural de Campinas (FICC) 2014/2015).

Considerado uma das mais importantes personalidades da cultura brasileira, o pianista projetou-se internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia. Laureou-se também nos Concursos de Leeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Moscou). Desde então, tem feito turnês em todos os continentes, lotando as principais salas de concertos do mundo.

Entre as orquestras e os regentes famosos com quem já se apresentou, estão as Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia, Sinfônicas de Berlim, Viena, Praga, BBC de Londres, National da França, sob a direção de Kurt Sanderling, KiriIl Kondrashin, Mariss Jansons, Serge Baudo, Jesus Lopez-Cobos, Sir Charles Groves, Vladimir Fedosseyev, entre outros.

Por seu trabalho discográfico no Brasil, recebeu por duas vezes consecutivas o Prêmio Sharp (1989 e 1990). Nos Estados Unidos, seu CD da obra de Ernesto Nazareth foi incluído na lista das melhores gravações do ano da Stereo Review Magazine. O CD de Chopin Favourites, lançado no Japão pela Nippon Columbia, continua como um dos best-sellers da companhia.

Lançado internacionalmente pelo selo Olympia em 1999, seu CD com músicas de Astor Piazzolla foi considerado na França como "Disco do Mês" pela revista Répertoire e pela revista Tipptopp da Rádio da Suiça alemã.

Arthur Moreira Lima já gravou nos Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Japão, Suíça, Bulgária e Polônia. No repertório, Bach, Beethoven e Mozart (as sonatas famosas), Chopin (integral da obra para piano e orquestra com a Filarmônica de Sofia, todos os Noturnos, Polonaises, Valsas, Prelúdios e Scherzi) nos Estados Unidos, uma antologia da obra pianística de Villa-Lobos (3 CD's), de Radamés Gnattali e de Tchaikovsky, assim como os grandes concertos para piano e orquestra (Rachmaninov, Tchaikovsky, Mozart) com grandes formações sinfônicas europeias: Orquestra da Rádio da Polônia, da Rádio de Moscou e de Câmara de Moscou.

Oficina de Cordas

A Oficina de Cordas, que se apresenta antes do concerto de Arthur Moreira Lima, surgiu em 1991 por iniciativa do violinista, pesquisador de rabecas e professor do Departamento de Música da Unicamp, José Eduardo Gramani (1944-1998). Desde sua criação, tem procurado se dedicar ao repertório brasileiro. Embora os instrumentos de cordas friccionadas sejam comuns na tradição popular na forma dos rabequeiros do interior do país, é surpreendente a escassez de músicos de formação clássica que se aventuram nessas linguagens.

Na noite desta quarta, o ecletismo do grupo poderá ser ouvido na interpretação da popular obra do compositor italiano Antonio Vivaldi, "As Quatro Estações", composta por quatro concertos para violino e orquestra. A composição será interpretada por solistas integrantes da Oficina de Cordas: Alfredo Rezende, Alexandre Cruz, Ivenise Nitchepurenco e Ricardo Camatari.

Projeto "Um Piano pela Estrada". Com Arthur Moreira Lima

Quando: 29 de março, quarta, 20h.

Onde: Praça do Centro de Convivência Cultural. Cambuí

Abertura: Às 19h30 com a Oficina de Cordas.

Entrada gratuita.

Patrocínio: Ultragaz.

Praça de alimentação com a presença de food trucks.