Ateliê TRANSmoras, Núcleo de Consciência Trans e DCE Unicamp realizam Slam Ball

O Ateliê TRANSmoras, espaço de pessoas trans e travestis que produz moda, arte e negócios em rede, promove no dia 20 de abril, a partir das 14h, no Teatro de Arena, no Ciclo Básico da Unicamp, a primeira Slam Ball da região. São duas expressões artísticas: Slam são batalhas de poesias faladas e Ball, bailes nascidos na comunidade negra e latina dos EUA. O evento tem a parceria do recém criado Núcleo de Consciência Trans da Unicamp e do DCE da instituição.

A iniciativa é uma contrapartida da Lei Aldir Blanc. A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura recebe do governo federal os recursos da Lei Aldir Blanc. A verba é destinada a artistas, trabalhadores do setor de cultura e espaços culturais que tiveram as atividades interrompidas em razão da pandemia do coronavírus.

Para quem não conhece as Ballrooms surgiram nos 1960 nas periferias através de pessoas trans racializadas. São bailes LGBTQIA+ nos quais as pessoas se reúnem para disputar em diversas categorias que envolvem moda, dança e performance. Já o Slam são batalhas de poesias autorais faladas que se espalharam nas periferias do Brasil e do Mundo. Todas as pessoas presentes são convidadas a compartilharem seus trabalhos artísticos.

Sobre o Ateliê

O Ateliê TRANSmoras é uma plataforma criativa e laboratório de tecnologias sociais de travestis e pessoas trans. Existe enquanto espaço físico na moradia estudantil da Unicamp, uma ocupação fundada pela estilista e ativista Vicenta Perrotta. Desde 2013 promove a descolonização do imaginário por meio de produções visuais que rompem com a transfobia na moda, além de formar uma rede de territórios trans com estilistas, costureiras, criativas, artistas e produtoras com a intenção de evoluir sua inclusão produtiva e autonomia. Assim, conecta pessoas e grupos, e fomenta a geração de renda por meio de suas metodologias. Já produziu formações, desfiles e projetos próprios, e para instituições de arte líderes no Brasil, como Centro Cultural São Paulo, Instituto Tomie Ohtake e Sesc.

 

Sobre o Núcleo de Consciência Trans

Fundado em 2021, é resultado do aumento de pessoas trans na universidade e tem como objetivo maior justamente garantir o acesso de mais pessoas trans à academia e sua permanência.

 

Serviço

O que: Slam Ball

Quando: 20 de abril 

Horas: das 14h às 21h

Local: Teatro de Arena, Unicamp, Barão Geraldo, Campinas

 

Dúvidas: contato@transmoras.com