Atividade da Biblioteca concorre a prêmio da Associação de Quadrinistas

O Dia do Quadrinho Nacional, atividade realizada pela Biblioteca Pública Municipal "Prof. Ernesto Manoel Zink", de Campinas, há seis anos, concorre ao 36º Troféu Angelo Agostini/2020, promovido pela Associação de Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP), na categoria Contribuição ao Quadrinho Nacional (Prêmio Jayme Cortez). A premiação é destinada às produções lançadas em 2019.

A votação online, já aberta, será encerrada no dia 31 de janeiro de 2021. A participação é aberta a todos os interessados na valorização da produção nacional de história em quadrinhos, sejam profissionais do segmento, jornalistas, colecionadores, leitores, entre outros, residentes no Brasil ou no Exterior.

Para votar, clique no link http://aqcsp.blogspot.com/2021/01/aberta-votacao-do-36-premio-angelo.html,  na categoria Prêmio Jayme Cortez - Contribuição ao Quadrinho Nacional.

A programação intensa, envolvente e recorrente dos quadrinhos também já levou a Zink a ser indicada ao 30º Troféu HQMIX (considerado o Oscar dos Quadrinhos do Brasil) na categoria Eventos, em 2018.
 

 

História

O Dia do Quadrinho Nacional foi instituído em 1984 pela “Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo” em homenagem à publicação da primeira história de quadrinho brasileira, “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, do cartunista Angelo Agostini (1843-1910), que aconteceu em 30 de janeiro de 1869.