Ballet Stagium faz 50 anos e apresenta Fluorescência no Castro Mendes

O Teatro Castro Mendes recebe neste sábado, dia 25 de setembro, às 17h, o espetáculo “Fluorescência”, do Ballet Stagium. O espetáculo será presencial, gratuito, mas tem limite de público de 198 pessoas. Serão seguidos todos os protocolos vigentes contra o coronavírus.

“Fluorescência” tem concepção coreográfica de Décio Otero e direção teatral de Marika Gidali. O espetáculo “tem como matéria substancial o nosso tempo/espaço presente. O colapso que vivenciamos é a demonstração evidente do fato de que o imprevisto sempre muda as perspectivas do inevitável. Nunca nos sentimos tão distantes e ao mesmo tempo tão unidos, e por outro lado, nunca nos sentimos tão distintos e ao mesmo tempo tão semelhantes”, segundo os realizadores.

No repertório, músicas de Maria Betânia, Luckas Foss, João Apolinário, John Cage e Oswaldo Mendes.

O espetáculo foi possível por conta da lei de incentivo cultural do Estado de São Paulo, o ProAC (Programa de Ação Cultural). A apresentação em Campinas tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O Ballet Stagium está celebrando seus 50 anos de existência. Fundado em 1971, por Marika Gidali e Décio Otero, através de um projeto amplo, a apontar uma política cultural para um país, paulatinamente o grupo se transformaria numa escola “on the road”. Dançando em toda a parte- palcos, ginásios, tribos, barcos, praças, penitenciárias, escolas - através de seus artistas, a dança se extravasa para fora da cena, desaguando em aulas, palestras, projetos educativos, programas sociais, seminários, pesquisas, conversas e escuta de artistas e plateias.