Biblioteca "Prof. Zink" oferece Setor Braille com mais de mil títulos

Em 8 de abril é comemorado o Dia Nacional do Sistema Braille. A Biblioteca Pública Municipal "Prof. Ernesto Manoel Zink", oferece o Setor Braille, com mais de mil títulos em relevo, e celebra esta data histórica produzindo e divulgando o Sistema de Louis Braille, apoiando e incentivando a leitura para todos.

No Setor Braille também está disponível aos usuários, computador, ampliador automático de leitura, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA (uma plataforma para a leitura de tela ) e impressora braille.

O Dia Nacional do Sistema Braille foi escolhido por ser o dia do nascimento de José Álvares de Azevedo, professor cego que trouxe o Sistema Braille para o Brasil em 1850. A data propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência visual e reforça a importância do Sistema Braille na educação, cultura, trabalho, lazer e inclusão plena das pessoas que utilizam esse Sistema.

Sobre José Álvares de Azevedo

Ele nasceu em 8 de abril de 1834, no Rio de Janeiro. Devido à deficiência visual que tinha desde nascença, aos 10 anos seus pais o enviaram para estudar na França, no Instituto Real de Jovens Cegos de Paris. Lá, ele aprendeu o Sistema de Louis Braille e quando retornou ao Brasil passou a ensiná-lo aos cegos daqui.

O jovem professor apresentou o Sistema ao imperador Dom Pedro II, que prontamente apoiou a criação de uma escola para cegos no Brasil. Surge, então, o Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, que existe até os dias de hoje e é uma importante referência em deficiência visual na América do Sul.