As Caixeiras das Nascentes divulgam Folia do Divino no RevelandoSPOnline

As Caixeiras das Nascentes, grupo de cultura popular de Campinas, foram contempladas no @RevelandoSPOnline2021 com a manifestação da Folia do Divino. Em vídeo, a mestra Cristina Bueno e a contramestra Inês Viana contam um pouco sobre o grupo, a manifestação, cantam e tocam para o Divino.

O @RevelandoSPOnline2021 é um programa de fomento e difusão cultural que une Estado, prefeituras e segmentos artísticos para desenvolver a cultura e a economia criativa em todas as regiões de São Paulo. É promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Desenvolvimento Regional, com gestão e produção da Amigos da Arte e em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

O vídeo estará disponível a partir desta quarta-feira, 22 de dezembro, às 17h, no canal Cultura Abraça Campinas no link (https://www.youtube.com/watch?v=CSlP58n0Je0).

O grupo busca fazer uma releitura das manifestações populares através da memória das integrantes, da prática, aperfeiçoamento e difusão da arte das Caixas do Divino - tambor pequeno, originário da Festa do Divino do Maranhão.

Trabalham também com pesquisas de cantos e toques do Sagrado Feminino (Festa do Divino, Congadas, Moçambique, Ladainhas, Afoxés, entre outras), além de propiciar espaços para vivência coletiva e trocas de saberes.