'Caixeirosas' levam boneconas à escola para incentivar vacinação infantil

As Caixeirosas, bloco tradicional de rua de Barão Geraldo, farão nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, das 13h30 às 14h30, uma intervenção na EMEF Raul Pila. Os alunos do Ensino Fundamental vão poder ver o bloco e conhecer a bonecona do ano, a Tia Noca. A apresentação é uma contrapartida da lei Aldir Blanc, Inciso II, pela qual as Caixeiras das Nascentes foram contempladas.

O bloco quer aproveitar o Carnaval e a vacinação nas escolas para fazer a apresentação exclusiva aos alunos. “O bloco das Caixeirosas, uma iniciativa das Caixeiras das Nascentes, acredita que, neste momento, unir forças para impulsionar uma campanha tão necessária, que é a da vacinação infantil, vem ao encontro dos objetivos do bloco em contribuir para oferecer às crianças alegria, tranquilidade e segurança para viver a infância em toda sua plenitude”, dizem os organizadores.

“Este ano, com o cancelamento do carnaval, que foi necessário devido à pandemia que estamos enfrentando, o Bloco optou por uma ação pontual para não deixar o carnaval passar em branco: criou a boneca do ano pensando em contribuir com a vacinação infantil, mirando as crianças, seu público-alvo das brincadeiras carnavalescas”, argumentam os realizadores.

A música, criada pela Mestra Cristina Bueno especialmente para a ocasião, já foi enviada para as professoras que estão trabalhando com os alunos, para que eles possam cantar com o bloco. Nela, Tia Noca, chama as crianças:

Tia Noca puxa ai esse cordão!!!

Viva a vida

Vida viva

Viva o toque do meu coração

Sai da Toca, se toca, se toca, toma a vacina da Tia Noca”.

O bloco, a cada ano, apresenta uma boneca nova; a boneca deste ano é a “Tia Noca”, enfermeira que aplica a vacina com todo carinho. Tia Noca vem pedir que as crianças saiam da toca e se vacinem.

As boneconas Caixeirosa, Belelinda, Zebeleu e Jureminha também estarão presentes no cordão da vacina e, corajosas, vão se vacinar. Todas as boneconas receberam também uma máscara, pois até elas sabem que precisam se proteger para poder brincar com tranquilidade.

As Caixeirosas

Bloco tradicional de rua de Barão Geraldo, fundado em 2006 com o objetivo de proporcionar, em especial às crianças, um espaço onde possam brincar o carnaval com alegria, tranquilidade e liberdade, como nos antigos carnavais.