Campinas participa da Primavera dos Museus, com eventos a partir do dia 23

No próximo dia 23, os museus municipais de Campinas iniciarão uma programação especial para marcar a participação da cidade na Primavera dos Museus. O evento, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus, tem entre os principais objetivos a divulgação e valorização dos museus brasileiros.

Um tema é escolhido a cada ano para nortear a programação. Em 2022, o fio condutor das atividades está alinhado às comemorações do bicentenário da Independência do Brasil: "Independências e museus: outros 200, outras histórias".

A Primavera dos Museus começa, em Campinas, na manhã do dia 23, com uma palestra sobre a Independência do Brasil. Agendada para o período das 10h às 12h, a exposição da professora doutora Juliana Meirelles, da Puc Campinas, será mediada pela historiadora Mirza Pellicciotta.

O período da tarde ficará reservado para a apresentação dos museus municipais sobre as potencialidades, ações e possibilidades de usufruir e atuar nos museus. O objetivo é levar ao público os principais programas focados nos acervos, exposições e programas educativos.

As duas atividades ocorrerão na sala 3 da Estação Cultura. Já na plataforma do local, ao lado da sala, será montada uma exposição sobre cada um dos museus, com informações sobre seus acervos, localização e programação.

Programação:

MUSEU DA CIDADE

Dia 24/9 às 9h

Local: saída MIS - Rua Regente Feijó, 859, Centro

Caminhada histórica dos museus

O roteiro irá percorrer os museus da região central, visitando o MIS, MACC e finalizando no Museu de História Natural, no Bosque dos Jequitibás

MACC

Período de 22 a 24/9

Exposição “Paisagem sob Inventário”

MACC - rua Benjamin Constant, 1633, Centro

Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini

Dia 24/9 das 18h às 20h