Campinas recebe 1ª edição da Virada Sustentável neste fim de semana

Campinas recebe nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro a 1ª edição da Virada Sustentável, que reúne atrações para apresentar ao público como um estilo de vida sustentável pode causar um impacto positivo na sociedade e na cidade, estimulando o debate a partir dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos como agenda global pela ONU. Durante os três dias de evento, a população terá acesso a mais de 100 atividades, todas de graça, por meio de artes visuais, dança, debates, oficinas, feiras e esportes. Os palcos principais serão o Lago do Café, Parque do Taquaral e Estação Cultura. 

 

 

 

Entre as atrações, a Virada Sustentável recebe na Estação Cultura o grupo musical paulista As Bahias e a Cozinha Mineira, que possui fortes influências de Gal Costa e do Clube da Esquina, e tem como mote na música identificar as formas de expressão das mulheres. No mesmo espaço, será realizada a feira criativa Encontro de Criadores, que reunirá mais de 40 artistas, artesãos e criadores nas áreas de moda, arte, perfumaria, design, decoração e gastronomia. 

 

 

 

Na Estação Cultura haverá, ainda, o Bazar de Trocas: Seu, Meu, Nosso!, onde o público poderá levar itens como livros, roupas e sapatos que estão sem uso para trocar com outros participantes do evento. O local também terá debates relacionados a questões de urbanidades, gênero e outros temas em pauta na sociedade atual.

 

 

 

A diretora de Cultura da Secretaria de Cultura, Veridiana Weinlich, ressalta a importância do envolvimento dos coletivos e das atividades culturais para a propagação  do desenvolvimento sustentável "por trazer, para a população, o conhecimento desta questão tão necessária com a leveza e a criatividade da arte. O projeto ainda fomenta a produção local e sua diversidade, além de divulgar os espaços públicos e equipamentos culturais".

 

 

Cultura Cafeeira 

 

Se o café, sozinho, já tem lugar cativo no paladar dos brasileiros, imagine um festival inteiro dedicado a ele.  O 2º Festival da Cultura Cafeeira de Campinas acontece nos dias 2 e 3 de dezembro,  no Museu do Café (Av. Heitor Penteado, s/n. Taquaral),  das 10h às 17h, com entrada e estacionamento gratuitos.

 

 

Durante os dois dias, o público poderá conferir uma programação extensa com gastronomia (bebidas e comidas à base de café), artesanato regional, moda, palestra, workshop, dança e música.

 

O Parque do Taquaral contará com uma programação voltada, em sua maioria, para toda a família, com peças teatrais, música e diversas oficinas. Um dos destaques é a apresentação do coro do Projeto Guri, de Jundiaí. O espaço também terá uma Feira de Orgânicos, composta por movimentos como a AMA (Associação de Mulheres Agroecológicas) e MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra). Além disso, o movimento indígena estará presente com diversas atividades propostas por representantes de diferentes etnias.

Para os apaixonados por bichinhos de estimação, no sábado e no domingo haverá evento de adoção de animais organizado pela AAAC (Associação de Amigos de Animais de Campinas).

 

 

 

Intervenções artísticas espalhadas pela cidade

 

Algumas ações da Virada Sustentável Campinas serão viabilizadas pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, como a exposição de fotos Casa de Cultura Fazenda Roseira e os Caminhos de Oxósse e Ossain, que retrata a relação entre a comunidade Jongo Dito Ribeiro e a natureza no processo de ocupação da Casa de Cultura Fazenda Roseira, com fotografias de Neander Heringer. 

 

 

Em pontos do centro de Campinas, a população poderá apreciar a instalação "Avesso do Silêncio". Tecida por meio da dança, da música e das artes visuais, a instalação conta com duas bailarinas acompanhadas por um músico. A escolha por uma trama de tecido representa uma metáfora que remete às tramas de pessoas, de histórias, e de passado, presente e futuro, seguindo o percurso do Rio Tanquinho, soterrado nas ruas do centro de Campinas. 

 

 

Outro destaque do evento será o Live Painting (grafite) O religare com nossas raízes - aprender a manutenção da vida com a matriz indígena. O mural da artista Yara Fulni-ô no Projeto Oca, no Taquaral, visa resgatar o valor da cultura indígena brasileira, a natureza nativa e a maternidade, tendo a vida como tema. 

 

 

Virada Inclusiva

 

Espalhados por diversos locais da cidade, a Virada também irá promover a 1ª Virada Esportiva Inclusiva, com vivências em esportes adaptados, nos quais Campinas é referência. A ação também será uma forma de celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro. A data foi instituída pela ONU, em 1992. 

O secretário de Esportes e Lazer, Dario Saadi, destaca a importância da Virada Sustentável de integrar a corrida inclusiva. "Incluir as pessoas com deficiência na atividade esportiva, nas suas mais diversas modalidades, é sempre uma forma de mostrar a dificuldade do dia a dia da pessoa portadora de limitação", afirma.

 

 

 

A WestRock é patrocinadora master da Virada Sustentável, trouxe por três anos o evento para Valinhos e agora chegou a vez de Campinas. A Virada também conta com o patrocínio da MARS e Leo Madeiras, e apoio da Pedigree, Instituto Leo e Prefeitura de Campinas, por meio das Secretarias de Cultura, Esportes e Lazer, Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e dos Direitos da Pessoa Com Deficiência e Cidadania. O projeto é realizado por meio do ProAC com produção de 3 Apitos Cultura e Instituto Virada Sustentável.

 

 

“Apoiar iniciativas como a Virada Sustentável reforça o nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e consciente, por meio de uma visão inspiradora e ao mesmo tempo lúdica do tema. Para nós, levar o evento para Campinas acabou sendo um movimento natural, um crescimento que nos deixa muito satisfeitos”, comenta Cynthia Wolgien, gerente de Comunicação Corporativa WestRock. “Mais que ter uma programação diferente para o fim de semana, a população é levada a refletir sobre a preservação ambiental, social e econômica do planeta, que são preocupações constantes também da WestRock.”

 

 

Serviço

1ª Virada Sustentável Campinas

 

Quando: 1º, 2 e 3 de dezembro 

Local: Estação Cultura, Parque do Taquaral, Lago do Café e outros pontos da cidade

www.viradasustentavel.org.br

 

Programação da Virada Inclusiva

 

Virada Esportiva Inclusiva

1 a 3 de dezembro

 

Programação:

01/12

Festival Esportivo Paralímpico Adaptafef

Festival paralímpico para crianças e jovens entre 5 e 14 anos com deficiência.

14h às 17h30

Local: Faculdade de Ed. Física - Fef - Unicamp

Av. Érico Veríssimo, 701, Barão Geraldo

 

02/12

Vivência em esportes adaptados: Atletismo

Vivência que fará parte da Copa Campinas de Atletismo

8h às 12h

Local: Praça de Esportes São Bernardo

Av. João Morato, s/n., São Bernardo

 

Vivência em esportes adaptados: Futebol infantil

Jogos amistosos entre jogadores e pais

10h às 12h

Local: CVI (Centro de Vivência do Idoso) - Taquaral

Av. Dr. Heitor Penteado, portão 4, Taquaral

 

03.12

Vivência em esportes adaptados

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, vivências inclusivas e exibição de jogos de esportes adaptados durante o dia todo

10h às 17h

 

10h - Basquete em Cadeira de Rodas

 

12h - Bocha e Hóquei sobre piso

 

14h - Handebol, Rugby e Esgrima

 

16h - Tiro com Arco

 

Dança sobre Cadeira de Rodas

11h

 

Local: Decathlon Campinas

Rod. D. Pedro I, s/n., Jardim das Palmeiras