Campinas recebe certificado federal e integra o Mapa do Turismo Brasileiro

Campinas recebeu do Ministério do Turismo (Mtur), o certificado que integra o município no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro. O documento reforça o município como destino turístico de referência no País, sendo um polo indutor de turismo e no direcionamento de investimentos e novas oportunidades de negócios. 

 

O certificado faz parte do Programa de Regionalização do Turismo. Campinas está entre os 11 principais destinos turísticos do estado de São Paulo a fazer parte da Região Turística Bem Viver. No Brasil, são 62 municípios e na Região Sudeste, 22 municípios integrados ao Mapa.

 

“São resultados importantíssimos. Campinas integra um grupo muito especial de destinos turísticos nacionais, tanto pelo Estado, quanto pela Federação”, explica o diretor de Turismo, Eros Vizel. Esta é a segunda certificação que o município recebe neste mês. A primeira é do governo do Estado de São Paulo.

 

Pesquisa do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, divulgada esse mês, aponta Campinas como Campinas no topo das cinco cidades que têm índices de satisfação superiores a 90% sob o aspecto turístico no Estado de São Paulo. 

 

“Isso é fantástico porque estamos no rol dos destinos do Estado de São Paulo e estamos entre as primeiras cidades em reputação na opinião pública”, destaca Eros Vizel. 

 

O diretor explica todo o trabalho desenvolvido pelo município junto aos entes da sociedade, setor e todo o mercado de Turismo. “As pessoas não têm ideia sobre isso, mas existe um trabalho de conexão da Prefeitura com as políticas públicas no âmbito estadual e federal. É um trabalho muito pesado de atualização de dados que permite hoje estarmos numa posição privilegiada no País”. 

 

Para Vizel, “essas certificações são motivos para comemorar. É o reconhecimento de um trabalho que não é só da Prefeitura, mas de todo o segmento”. “Temos muito a conquistar, mas também temos muito a comemorar. Parabéns a todos. São resultados importantíssimos”. 

 

O Ministério da Cultura também reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Conselho Municipal de Turismo com a emissão de certificado semelhante. 

 

Promoção do setor

 

O Mapa é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada região. É um sistema com dados sobre o setor do turismo no Brasil, utilizado para subsidiar a tomada de decisões e a adoção de políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal. 

 

O diretor explica que os municípios são classificados no Mapa em categorias: A, B, C, D e E. Campinas está categoria A, onde estão os destinos que possuem a melhor performance no mercado, as melhores condições no mercado turístico nacional.

 

Eros Vizel atribui esse desempenho a um trabalho muito sério, de acompanhamento da gestão das políticas públicas e, ao mesmo tempo, de conexão em dialogar com todo o setor de Turismo composto pelo mercado, infraestrutura e condições urbanas. “Nosso trabalho é muito importante porque cadastramos os dados, participamos dos programas, orientamos e atuamos no engajamento de políticas públicas do estado e em âmbito federal”. 

 

O certificado do Mapa do Turismo Brasileiro traz a chancela do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e da secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Débora Moraes da Cunha Gonçalves.

 

Reputação

 

Os dados do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, são abastecidos a partir de informações captadas entre os próprios usuários desses destinos, postados em sites de viagem e motores de busca na internet. No levantamento realizado pelo órgão, o município supera a média dos dez principais destinos turísticos do Estado, escolhidos para serem monitorados pelo estudo, incluindo a capital paulista.

 

Para acompanhar a reputação desses destinos turísticos, o CIET criou um painel on-line, que está disponível na rede mundial de computadores. De acordo com as informações da ferramenta, Campinas lidera o ranking com 93,78% de nível de manifestações positivas por parte de turistas que visitaram a cidade este ano. 

 

As fontes que abastecem os dados da ferramenta são as postagens e interações de turistas e visitantes feitas no Google e TripAdvisor, monitoradas pela Reviewpro, ferramenta utilizada por destinos, atrativos privados e meios de hospedagem.