Carlos Prazeres é o novo maestro da Orquestra Sinfônica de Campinas

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas já tem seu novo maestro. Carlos Prazeres, 48 anos, carioca e desde 2011 Regente titular da Orquestra Sinfônica da Bahia. Um dos mais requisitados maestros brasileiros de sua geração. Ele trabalhou durante 8 anos como regente assistente de Isaac Karabtchevsky na Orquestra Petrobras Sinfônica do Rio de Janeiro.

Prazeres foi escolhido pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi, e pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli. A sua escolha foi endossada após o envio de uma lista com quatro candidatos pela Associação dos Músicos da Orquestra Sinfônica. Os demais indicados foram Alessandro Sangiorgi, Bruno Borralinho e Enrique Diemecke.

Após essa decisão, um comunicado foi enviado, nesta terça-feira, 10 de maio, à Associação dos Músicos da Orquestra Sinfônica e aos demais candidatos ao cargo.

A apresentação do novo maestro deverá ocorrer ainda esta semana.

Sobre Carlos Prazeres

Carlos Prazeres estudou regência com I. Karabtchevsky, graduou-se em oboé na UNI-Rio sob a orientação de Luis Carlos Justi e foi bolsista da Fundação VITAE durante seus estudos de pós-graduação na Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim/Fundação Karajan, sob a orientação de Andreas Wittmann.

Em sua trajetória, ele já dividiu o palco com artistas consagrados como Antonio Meneses, Nelson Freire, Heléne Grimaud, Ilya Kaler, Gil Shaham, Maxim Vengerov, Ramón Vargas, Peter Donohoe, Jean-Louis Steuerman, Fábio Zanon, Augustin Dumay, entre outros. Convidado pelo maestro Wagner Tiso para atuar como maestro de sua série MPB & JAZZ, passou a desenvolver uma extensa atividade na música popular e acompanhou artistas como Gilberto Gil, João Bosco, Ivan Lins, Stanley Jordan, Milton Nascimento, Hamilton de Holanda, Yamandú Costa, entre outros.

Como maestro convidado, Prazeres dirige com frequência importantes conjuntos sinfônicos, como a Orchestre National des Pays de la Loire, Sinfônica de Roma, Orquestra da Arena de Verona, Sinfônica Siciliana, Orquestra Cherubini, Orquestra Internacional do Festival de Riva del Garda, Youth Orchestra of the Americas, Junge Philharmonie Salzburg, Filarmônica de Montevideo, Filarmônica de Bogotá, Filarmônica de Buenos Aires do Teatro Colón, Filarmônica de Mendoza, Orquestra do Instituto Politécnico do México, OSESP, Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra do Theatro Municipal do RJ, Filarmônica de Goiás, Orquestra Amazonas Filarmônica, Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), OSUSP, Sinfônica de Campinas, Jazz Sinfônica de São Paulo, Orquestra do Teatro São Pedro (RS), Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, entre outras.

Clique aqui e confira a carta enviada aos demais candidatos.