Carol Ladeira recebe apoio do FICC para lançar CD “Mar de Vento”

A pluralidade de ritmos brasileiros está em "Mar de Vento",novo CD da cantora Carol Ladeira, que será lançado neste sábado, 11 de fevereiro, na Cia. Sarau, em Barão Geraldo. A gravação foi contemplada pelo edital do Fundo de Investimento Cultural de Campinas (FICC 2014/2015).

 

Para trazer a sonoridade das diferentes regiões, Carol convidou parceiros de trabalho de longa data, como Chico Santana (percussão), Edu Guimarães (sanfona, piano e percussão) e Gustavo de Medeiros (violão de 7 cordas, bandolim, guitarra e percussão). São canções, sambas, candombes, ijexás. Arranjos criados coletivamente, fruto da sintonia e cumplicidade dos músicos.

 

Carol lançou o CD Quitanda, em 2010, com direção musical de Kiko Dinucci e Marcelo Pretto. O disco deu origem ao show com direção cênica de Ésio Magalhães. Em 2013, apresentou dois CDs de projetos dos quais faz parte, Mergulho, com Quinteto Coloquial, pesquisando ritmos populares brasileiros e linguagens ligadas ao jazz, e Esticador de Horizontes, com CantaVento. Em 2014, a parceria com os músicos Duda Larson, Eduardo Klebis e mais o cartunista e diretor de animação Thomate, rendeu o CD e DVD Angudadá.

 

A artista cursou Canto Popular na Unicamp, onde também fez mestrado em Artes da Cena, pesquisando sua prática e a de outras cantoras brasileiras como Juçara Marçal e Mônica Salmaso, sua relação com o público e a proximidade com a obra do educador Paulo Freire. Já se apresentou no programa Sr. Brasil, de Rolando Bondrin, na TV Cultura (2015).

 

Com o Quinteto Coloquial, foi premiada pelo Ministério da Cultura com Residência Artística em Pernambuco. Esta experiência resultou na elaboração de show e documentário com o Grupo Bongar, da Casa de Candomblé Xambá, de Olinda (2011).

 

Serviço

 

Lançamento do CD Mar de Vento, de Carol Ladeira

Quando: sábado, 11 de fevereiro, 20h30

Onde: Cia Sarau (Rua José Martins, 1899, Vila Santa Isabel, Barão Geraldo)

Ingresso: R$ 20, antecipado / R$ 25, na hora

Locais de venda de ingressos:

- Banca Central - Barão Geraldo

- Livraria Iluminações . Rua José Paulino, 1474 - Centro

- Nanah Livraria e Música. Rua Dr. Miguel Penteado, 1068 - Guanabara