Casa de Cultura Caipira recebe mostra Atavos da fotógrafa Pola Fernandez

Reconectar passado e presente por meio do retrato fotográfico e tecer o diálogo entre a ancestralidade africana e a universalidade de cada um. Essas são as propostas da exposição Atavos, da fotógrafa chilena, radicada no Brasil, Pola Fernandez. A abertura acontece nesta sexta-feira, 29 de setembro, às 19h, no Centro de Cultura Caipira e Arte Popular, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas. 

 

 

A exposição, gratuita, é composta por 23 fotografias que retratam mulheres afrodescendentes da cidade de Salto em frente a ampliações de retratos de escravos negros, feitos no século 19.

 

 

“Conexão e reconexão no mesmo instante. As séries de fotografias produzidas por Pola não são apenas retratos. Constituem-se também uma constelação genealógica, uma reconstrução de ligações. Embebidas de imaginação, essas imagens capturam-nos pela energia simbiótica quando postas em conexão com a ausente árvore genealógica. Subversão da artista e eleição de um caminho rumo à ancestralidade perdida”, relata o texto curatorial da especialista Fabiana Bruno.

 

 

Pola Fernandez 

 

Chilena radicada no Brasil desde 1979, Pola Fernandez é pedagoga e fotógrafa, especialista em Artes Visuais e Educação pela Unicamp. Ela participa desde 2010 de exposições fotográficas e artísticas coletivas e individuais. Realizou projetos culturais premiados pelo ProAc Editais (Culturas Negras) e edital da Prefeitura Municipal de Salto.

 

 

A artista tem como interesse temático a cultura africana e a memória da mulher negra brasileira. Assim, Pola realiza a pesquisa de retratos históricos fotográficos de escravos e negros, produzidos no Brasil no século XIX. Atualmente, ela integra o Grupo Estudos em Fotografia do Ateliê Casa, em Campinas.

 

 

 

Serviço

Exposição Atavos

 

Abertura: 29 de setembro (sexta-feira)

Horário: 19h

Onde: Centro de Cultura Caipira e Arte Popular (Rua José Ignácio, 14, Distrito de Joaquim Egídio, Campinas)

 

Visitação: 29 de setembro a 3 de dezembro de 2017. Sábados e domingos, das 10h às 17h; terça a sexta, por agendamento pelo e-mail museudacidade@campinas.sp.gov.br