Casa de Vidro recebe Mostra de Cinema Dinamarquês a partir de 22 de março

A Casa de Vidro sedia a partir da próxima terça-feira, dia 22 de março, a Mostra de Cinema Dinamarquês Planet_A e o Corpo no Mundo. As exibições são gratuitas e seguem até o dia 27 março. Os títulos foram selecionados pela curadora Tatiana Groff a convite do Instituto Cultural da Dinamarca. 

Serão seis filmes entre o gêneros ficção e documentário e que abordam temas como sustentabilidade, responsabilidade climática, imigração, etnia, liberdade e relações humanas. O corpo é o eixo central. 

As exibições ocorrem a partir das 19h, na sala de vídeo da Casa de Vidro, que fica no Museu da Cidade, localizado na avenida Dr. Heitor Penteado, 2.145, Lago do Café, no Taquaral. A mostra faz parte das comemorações dos 30 anos do Museu da Cidade. 

Nos finais de semana, dias 26 e 27 de março, haverá Food Trucks na Casa de Vidro, para atender o público, das 16h às 21h. 

Segundo a curadora Tatiana Groff, a mostra traz filmes que falam sobre corpos em um mundo compartilhado, aquele em que vivemos. Ela diz que o conceito dinamarquês “hygge” (de convívio que inspira bem-estar) é explorado na temática, trazendo uma reflexão profunda sobre a vida em coletividade. 

“Com esta programação, buscamos inspirar o engajamento em direção às soluções sustentáveis para os desafios do planeta, de forma cotidiana”, disse Tatiana.

Entre os exemplos citados pela curadora está o filme “Ande Comigo” que será exibido em uma sessão acessível. “Esse filme trata da recuperação de um corpo (no sentido amplo), este corpo físico, mas também um corpo novo, que passa por um processo de aprendizado e renovação”, contou. 

Outra película destacada por ela é o filme “Além das Águas. De recorte histórico, traz memórias de humanidade que seguem urgentes até os dias de hoje. Em “Ande Comigo”, de acordo com a curadora, há o movimento de entender mudanças e em “Culpa” se explora o desafio de como agir ao se deparar com o desconhecido. Já com relação ao genêro documentário, ela chama a atenção para “70/30” que abre espaço para a discussão do corpo político.

Produção 

Nos primeiros anos do cinema, a Dinamarca foi um dos países mais influentes na Europa no desenvolvimento cinematográfico. O país criou em 1906 a Nordisk Film, o estúdio de cinema mais antigo do mundo e em pleno funcionamento. Desde então, e através de seu instituto de cinema, o país seguiu dando forte apoio à produção e com o passar do tempo o país desenvolveu um modelo inovador que tornou sua cadeia produtiva sustentável e uma das indústrias mais relevantes do audiovisual no mundo.

Sobre o Instituto

O Instituto Cultural da Dinamarca (ICD) foi fundado em 1940 como uma instituição independente. Atualmente possui filiais em seis países e parcerias no mundo todo. Em 2022, ao completar 14 anos de atividades no Brasil o Instituto está promovendo o diálogo e a compreensão sobre diferenças culturais e fronteiras nacionais. O escritório fica em São Paulo. 

Conforme o diretor do ICD no Brasil, Anders Hentze, o trabalho do Instituto permeia uma plataforma amplamente conceitual, na qual arte, cultura e sociedade são contempladas. “Tendo a cultura como ponto de partida estreitamos o diálogo, a troca de experiências e o intercâmbio de ideias, que culminam em relações culturais fortalecidas e duradouras” destacou Hentze.

A curadora Tatiana Groff é produtora cultural e curadora com foco em planejamento e desenvolvimento de projetos internacionais parcerias no Brasil no segmento audiovisual, em especial festivais e mostras de cinema. Atualmente é consultora para audiovisual do Instituto Cultural da Dinamarca. A linha curatorial da mostra atual foi pensada em pilares estruturais da cultura dinamarquesa, tanto do ponto de vista da internacionalização quanto da contemporaneidade.

 

PROGRAMAÇÃO

 

22 de março - terça-feira

 

19h - “REDISCOVERY”

 

Ano: 2019 | Duração: 1h15min | Direção: Phie Ambo | Classificação: Livre

 

SINOPSE: 47 crianças tem a liberdade de explorar um canteiro de obras abandonado perto do centro de Copenhague, um local escondido cercado de verde. Alí, elas irão descobrir o que a natureza pode ensiná-los. O filme é contado através de cenas com as crianças, mas também com a “voz da natureza” como narradora.

 

Após a sessão: Antonio Carlos Sandoval Pedro, crítico de cinema e especialista em cinema dinamarquês debaterá o filme através das temáticas centrais que tratam de crises climáticas dentro do contexto dinamarquês e fazendo um paralelo com a realidade brasileira.

 

 

23 de março – Quarta-feira

 

19h - “CULPA”

 

Ano: 2018 |Duração: 88 min |Direção: Gustav Møller|Gênero: Drama|Classificação: 12 anos

 

SINOPSE: Um policial acostumado a trabalhar nas ruas de Copenhague, é confinado à mesa de emergências após um conflito ético no trabalho. Encarregado de receber ligações, ele é surpreendido pela chamada de uma mulher desesperada, tentando comunicar o seu sequestro sem chamar a atenção do sequestrador. Começa a corrida contra o relógio para descobrir onde ela está e salvar a vítima antes que uma tragédia aconteça. Trailer https://www.youtube.com/watch?v=S08XXkqCUQo

 

 

24 de março – Quinta-feira

 

19h - “70/30”

 

Ano: 2021 |Duração: 98min | Diretor: Phie Ambo | Documentário

 

SINOPSE: O documentário retrata o nascimento da lei climática mais ambiciosa do mundo. Em 2019, milhares de crianças e jovens dinamarqueses foram às ruas manifestarem pelo clima, mobilizaram os seus pais e avós e exigiram ação imediata.

 

Será que os políticos, os cidadãos e a indústria poderão unir forças para fazer da Dinamarca o pioneiro verde - ou será que as ambições verdes serão sufocadas?

 

Após a sessão: Atividade educativa com Antonio Carlos Sandoval Pedro, crítico de cinema e especialista em cinema dinamarquês

 

 

25 de março – Sexta-feira

 

19h - “ALÉM DAS ÁGUAS”

 

Ano: 2016 |Duração: 94min |Diretor: Nicolo Donato |Drama |Classificação: 14 anos

 

SINOPSE: 1943, Dinamarca. Um conflito tão devastador como a Segunda Guerra Mundial provoca um grande fluxo de refugiados. Esta é a história de um grupo de judeus dinamarqueses que precisaram deixar tudo para trás e fugir para a Suécia. O filme conta a história de uma família de um músico de jazz judeu que de um dia para o outro precisa empreender a fuga, poderia ser tantas outras famílias, naquela época, ou hoje em dia nos tantos deslocamentos forçados que o mundo vive hoje. 

 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=CDOn1GqoucE

 

Após a sessão: Encontro com a curadora da mostra Tatiana Groff

 

 

26 de março - Sábado

 

16h - “ANDE COMIGO" (com acessibilidade)

 

Ano: 2017 - Duração: 105 min Direção: Lisa Ohlin | Romance |Classificação: 14 anos. 

 

SINOPSE: Escalado para uma missão em Helmand, Afeganistão, o jovem Thomas fica gravemente ferido após pisar em uma mina terrestre. No centro de reabilitação ele conhece Sofie, uma bailarina em ascensão do Royal Danish Ballet, que está ajudando na recuperação de um parente. Thomas quer desesperadamente voltar ao campo de batalha, mas a melhora não é tão rápida como ele gostaria. Quando Sofie lhe oferece ajuda, ele aceita. E, apesar das diferenças, eles desenvolvem um forte laço de mútuo afeto. Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=U-eUTjvBDKQ

 

Após a sessão: Encontro com a curadora da mostra Tatiana Groff

 

 

18h - “CULPA"

 

Ano: 2018 |Duração: 88 min Direção: Gustav Møller Drama -Classificação: 12 anos

 

SINOPSE: Um policial acostumado a trabalhar nas ruas de Copenhague, é confinado à mesa de emergências após um conflito ético no trabalho. Encarregado de receber ligações e transmitir às delegacias responsáveis, ele é surpreendido pela chamada de uma mulher desesperada, tentando comunicar o seu sequestro sem chamar a atenção do sequestrador. Começa a corrida contra o relógio para descobrir onde ela está e salvar a vítima antes que uma tragédia aconteça.

 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=S08XXkqCUQo

 

Após a sessão: Encontro com a curadora da mostra Tatiana Groff

 

 

27 de março - Domingo

 

16h - “GUERREIRO DA ESCURIDÃO”

 

Ano: 2017 |Duração: 94 min |Direção: Fernar Ahmad |Policial| Classificação: 16 anos. SINOPSE: Um médico bem-sucedido perde seu irmão mais novo durante um desentendimento entre gangues, o que o força a largar sua vida privilegiada para virar um guerreiro mascarado e vingar a sua morte. O filme explora o significado de ser um imigrante, com perguntas sobre identidade, autoestima e assimilação.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=zA2Kd613zz8

 Após a sessão: Encontro com a curadora Tatiana Groff

 

 

18h - “ANDE COMIGO " (com acessibilidade)

 

Ano: 2017 - Duração: 105 min Direção: Lisa Ohlin | Romance |Classificação: 14 anos. 

SINOPSE: Escalado para uma missão no Afeganistão, o jovem Thomas fica gravemente ferido após pisar em uma mina terrestre. No centro de reabilitação ele conhece Sofie, uma bailarina em ascensão do Royal Danish Ballet, que está ajudando na recuperação de um parente. Quando Sofie lhe oferece ajuda, ele aceita. E, apesar das diferenças, eles desenvolvem um forte laço de mútuo afeto. 

 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=U-eUTjvBDKQ 

 

Após a sessão: Encontro com a curadora Tatiana Groff

 

 

SERVIÇO

 

Mostra de Cinema Dinamarquês - PLANET_A e o Corpo no Mundo

 

Local: Casa de Vidro (sala de vídeo) 

 

Estreia: Dia 22 de março 

 

Encerramento: Dia 27 de março

 

Endereço | Av. Dr. Heitor Penteado, 2145 - Parque Taquaral, Campinas

 

Entrada: Grátis