Castro Mendes recebe a Temporada 2022 dos Concertos Petrobras/EPTV

O Teatro Municipal Castro Mendes recebe no dia 6 de abril, quarta-feira, o concerto gratuito da Temporada 2022 dos Concertos Petrobras – EPTV. A apresentação será às 20h, com entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, duas horas antes da apresentação. A partir das 18h e cada pessoa poderá retirar até 2 ingressos.

O evento é uma promoção do Ministério do Turismo e da Petrobras, com o apoio da EPTV e da Prefeitura de Campinas.

No palco estarão o violinista Abner Landim, o violoncelista André Micheletti e o trio Pablo de León, Horácio Schaefer e Roberto Ring. O grupo vai executar duas obras fundamentais do repertório de câmara: o "Requiem em Ré menor, KV. 626" de Mozart e o "Quinteto em Dó maior, Op. 163, D. 956" de Schubert.

Wolfgang Amadeus Mozart (1765-1791)

Requiem em Ré menor, KV. 626, versão para quarteto de cordas (1810) de P. Lichtenthal (1780-1853).

Uma das obras-primas da música clássica, o Requiem (missa para os mortos) em Ré menor, KV. 626, em versão para quarteto de cordas, foi a última composição escrita por Mozart, antes de sua morte. A peça, que ficou inacabada, carrega todo o sofrimento dos últimos meses de vida do compositor.

Franz Schubert (1797-1828)

Quinteto em Dó maior, Op. 63, D. 956

Uma das principais composições de Schubert, o Quinteto em Dó Maior é também uma das mais importantes para o repertório de câmara. De caráter emocionalmente ambíguo, sua música oscila entre a serenidade e o drama, alternando constantemente o tom entre o maior e o menor.

Músicos

Abner Landim

Mestre e bacharel pela Buchmann-Mehta School of Music da Universidade de Tel-Aviv, onde foi aluno de Hagai Shaham e Chaim Taub. Em 2011 recebeu o diploma de honra ao mérito concedido aos alunos de maior destaque da BMSM e em 2013 obteve junto ao Quarteto Brasileiro de Tel Aviv o 1o. lugar na competição de música de câmara da BMSM, apresentando-se na Alemanha, Israel e Brasil.

Atuou como spalla da Orquestra Sinfônica da BMSM sob a regência do maestro Zubin Mehta em concertos no Carnegie Hall em Nova York, Auditório Charles Bronfman em Tel Aviv e em turnê desta orquestra no Brasil. Foi membro da Orquestra de Câmara de Israel e da Orquestra Solistas de Tel Aviv, tendo participado de concertos destas orquestras em Israel e na Rússia. Foi spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo de 2015 a 2018 onde atuou também como solista.

Atualmente é spalla da Orquestra Filarmônica de Goiás, posto que ocupa desde 2015.

André Micheletti

Natural de Piracicaba, André Micheletti é mestre em Violoncelo e Pedagogia do Violoncelo pela Northwestern University, em Chicago, sob orientação de Hans Jörgen Jensen. Tem duplo doutorado pela Indiana University em Violoncelo e Violoncelo Barroco, onde teve aulas e master classes com János Starker.

Apresentou-se como solista à frente da Orquestra Sinfônica de Goiás, Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, North Shore Chamber Orchestra (EUA), Bach Gamut Ensemble (EUA), entre outras. Com instrumento de época (violoncelo barroco), foi finalista do Concours Etoile-Galaxy, de Montreal com o Trio Vetruviani e semifinalista da competição ‘À Tre‘, em Trössingen, Alemanha. Primeiro colocado e melhor intérprete de Música Brasileira nos Concursos Estímulo aos Jovens Solistas do Brasil e no Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil, além de vencedor do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Experimental de Repertório.

Desde 2015 é professor de violoncelo e música de câmara do Departamento de Música da USP em Ribeirão Preto.

Pablo de León, violino / Horacio Schaefer, viola / Roberto Ring, violoncelo /

Comemorando em 2022 vinte e um anos de atividades, este time de peso do cenário da música clássica brasileira reúne o violinista Pablo de León (spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo), o violista Horacio Schaefer (chefe do naipe das violas do Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e o violoncelista Roberto Ring.

Juntos desde 2001, o grupo já ultrapassou a incrível marca de mais de 800 concertos realizados no Brasil. Além disso, o grupo representou o Brasil em concertos na Argentina e Chile, em concertos prestigiosos na Série Llao Llao no Alvear em Buenos Aires, no Festival Internacional de Ushuaia e na Fundação Beethoven de Santiago.

Já receberam convidados do mundo todo, entre eles os clarinetistas Antony Pay (Inglaterra), Michel Lethiec e Romain Guyot (França); os violinistas Ilya Gringolts (Rússia), Régis Pasquier (França), Hagai Shaham e Roy Shiloah (Israel), Isabelle van Keulen (Holanda), Cármelo de los Santos e Cláudio Cruz (Brasil), e os pianistas Roglit Ishay

(Israel), Emmanuel Strosser (França), Cristian Budu (Brasil) entre outros. Juntamente com o pianista francês Emmanuel Strosser gravaram o arranjo de 1805 feito por Ferdinand Ries da Sinfonia Eroica de Beethoven.

Temporada 2022 dos Concertos Petrobras – EPTV

Dia: quarta-feira, 6 de abril