Centro Cultural Casarão recebe a riqueza da música brasileira em outubro

A diversidade e riqueza da música brasileira estão no projeto Primavera da Canção, que será realizado no Centro Cultural Casarão neste mês, sempre às sextas-feiras, às 20h, com entrada gratuita.  Com curadoria do  violeiro João Arruda, o espaço será palco dos artistas Lucina e Bené Fontelles, Consuelo de Paula, Paulo Ohana, João Arruda e Déa Trancoso. O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

 

A cantora e compositora Lucina e o poeta e artista visual Bené Fontelles abrem o projeto nesta sexta, dia 4. Os artistas apresentam o repertório do disco "Canções para pescar almas", obra que reúne composições de Lucina e poemas de Bené, que contou com participações especiais de Egberto Gismonti e Gilberto Gil.

 

No dia 11, quem sobe ao palco é a mineira Consuelo de Paula, que faz o pré-lançamento do disco Maryákoré, acompanhada por Carlinhos Ferreira, na percussão. O álbum, segundo define, “é uma obra provocadora com o que há de mais feminino, negro e indígena em nós mesmos”. Além do repertório, Consuelo interpreta o catimbó Tupinambá (domínio público), um canto do povo Kiriri do Rio Verde e músicas dos seus discos anteriores, ligados esteticamente ao novo trabalho.

 

Já no dia 18, Paulo Ohana interpreta seu primeiro trabalho autoral solo, o disco Pólis, que tem como temática o amor e a cidade. Diferentes ritmos brasileiros estão registrados no trabalho, com letras que transitam entre lirismo e ironia em questões como o direito à cidade, o retorno ao lugar de origem e as relações afetivas. Quem também se apresenta é o violeiro, cantor e compositor João Arruda, com um trecho do seu novo show autoral "Sobre viola, alma e canção", permeado por parcerias recentes com Consuelo de Paula, Guga Cacilhas e Adriano Rosa.

 

Para encerrar a programação, no dia 25, Déa Trancoso traz para o Casarão o espetáculo "Líricas breves para a construção de uma alma", resultado do seu mais recente álbum, que também representa uma celebração aos 30 anos de carreira da cantora. No palco, o som e a palavra de Déa entre rabecas, shruti indiano, cuatro venezuelano e instrumentos artesanais.  

 

Programação:

Quando: sextas-feiras de outubro, sempre às 20h  

04/10 – Lucina e Bené Fontelles

11/10 – Consuelo de Paula

18/10 – Paulo Ohana e João Arruda

25/10 – Déa Trancoso

 

Serviço

Projeto "Primavera da Canção"

Onde: Centro Cultural Casarão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n. Barão Geraldo. Campinas). Informações: (19) 99904-6777.