Centro Cultural Casarão sedia exposição 'Ancestralidades Mais que Humanas'

Com o objetivo de convidar o público a pensar sobre as plantas, animais, rios, mares e montanhas em bases não centradas no homem, a Casa da Árvore do Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe, a partir deste sábado, dia 11 de junho, a exposição "Ancestralidades mais que humanas". A abertura da exposição será às 14h e contará com a exibição do filme "Avós de nós" de Ana Piu e, às 15h, ocorrerá a performance "A barca dos sonhos e da fantasia", da artista Silvana Sarti.

A mostra é uma iniciativa do Coletivo Arvorecer de Casa em Casa e estará aberta a visitação todas as sextas-feiras de manhã, até o dia 31 de julho. O ingresso será 1 kg de alimento não perecível. As doações irão para comunidade da aldeia Awa Porungawa Dju, que vive em Peruíbe, São Paulo.

Entre os integrantes da exposição estão: a artista Ana Piu, que trabalha com teatro, circo, performance e teatro de bonecos; a aldeia tupi-guarani Awa Porungawa Dju; o Coletivo multiTÃO, formado por Paulinha Luiz Pinto, Rayane Barbosa, Larissa Bellini e Susana Dias, artistas e pesquisadoras do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); a bordadeira Isilda Oliveira, que cria as árvores 'companheiras' de todos os integrantes do grupo; a performer Silvana Sarti; e a artista visual Valéria Scornaienchi.

A curadoria é da artista e pesquisadora Susana Dias, do Labjor-Unicamp, e, conforme a organização, ressalta os modos como os artistas e a aldeia "fazem floresta por modos de existir em bordados, performances, fotografias, desenhos e colagens digitais, criando parentescos entre humanos e não humanos e convidando a pensar na potência de perspectivas indígenas, como dos povos Yoruba e dos Krenak",  Autoras contemporâneas como a filósofa e zoóloga Donna Haraway e a antropóloga Anna Tsing inspiram a curadoria da exposição.

Ainda de acordo com a organização, a performance "A barca dos sonhos e da fantasia" que inaugura a exposição consiste em um encontro em que serão distribuídas folhas de papel e num convite para que os participentes parem e respirem, lembrem-se de um momento de grande alegria, pensem no que os deixa felizes e escrevam um sonho ou fantasia no papel.

 

Serviço

 

Exposição: "Ancestralidades mais que humanas"

 

Data: sábado, 11/6.

 

Horário: A abertura da exposição começa às 14h e às 15h, a performance "A barca dos sonhos e da fantasia".

 

Local: "Casa da Árvore" do Centro Cultural Casarão, rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, S/N - Barão Geraldo, Campinas.