Centro Cultural Casarão terá segunda edição de evento com violeiros

Em razão do sucesso da primeira edição, realizada em junho deste ano, o Centro Cultural Casarão promove o II Casarão das Violas. O evento musical, que faz reverência ao instrumento e às suas potencialidades, acontece entre sexta e domingo, 1 e 3 de setembro, no espaço. No programa,  apresentações de violeiros, grupos de música regional, orquestra e até de contador de causos. A entrada é gratuita.

 

Sob a curadoria musical do violeiro e pesquisador João Arruda, a segunda edição contará com cinco atrações, entre as quais o Circuito Paulista de Violas (Levi Ramiro, Cícero Gonçalves, João Arruda, Edu Guimarães, Marcelo Falleiros, Dara Pimentel, Marcos Azevedo, Rodrigo Nali e Rafael), o Grupo Conversa Ribeira, os violeiros Paulo Freire e Vinícius Muniz, a Orquestra Filarmônica de Violas (Campinas/SP) e o violinista Ricardo Herz.

 

“Esse encontro continua com a meta de dialogar com artistas que estão pensando, tocando, estudando e sonhando com esse instrumento tão precioso para a nossa cultura popular. Trata-se de uma vivência entre plateia e músicos que tem o intuito de celebrar os inúmeros sons da viola caipira e suas diversas possibilidades”, destaca o violeiro João Arruda.
 

Programação
1/9
20h - Circuito Paulista de Violas: encontro com os violeiros, músicos e cantadores Levi Ramiro, Cícero Gonçalves, João Arruda, Edu Guimarães, Marcelo Falleiros, Dara Pimentel, Marcos Azevedo, Rodrigo Nali e Rafael.

22h - Espetáculo Viola Apavorada, com o violeiro Paulo Freire, a partir de contos e cantos sobre assombração e mitos do Brasil.

2/9
20h - Show J. S. Bach - Viola Brasileira, com o músico Vinícius Muniz. No repertório, obras de J. S. Bach com traduções inéditas feitas pelo músico para a viola brasileira de dez cordas.

20h30 - Show do Grupo Conversa Ribeira. No repertório, obras de João Pacífico, Raul Torres, Alvarenga, Ranchinho, Tião Carreiro, Almir Sater, Milton Nascimento, Dori Caymmi, entre outros.

3/9
17h - Primeira sessão do espetáculo inspirado no álbum Encontro das Águas, com a Orquestra Filarmônica de Violas e Ricardo Herz (violino).

19h30 - Segunda sessão do espetáculo inspirado no álbum Encontro das Águas, com a Orquestra Filarmônica de Violas e Ricardo Herz (violino).

Onde: Centro Cultural Casarão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/nº, Terras do Barão, em Barão Geraldo)
Entrada gratuita. Os convites serão distribuídos uma hora antes das apresentações.
Informações: (19) 3287-6800.