Cerca de 5 mil pessoas participam de atividades da "Rua Viva" no domingo

A avenida Francisco Glicério foi ocupada por pedestres, ciclistas, crianças, jovens, adultos e idosos que foram prestigiar a ação "Rua Viva", intervenção oferecida à população com atividades gratuitas de cultura, gastronomia, esportes e lazer, neste domingo, 19 de dezembro, no centro da cidade. A Rua Viva atraiu cerca de 5 mil pessoas, durante o período das 9h às 17h que as vias ficaram fechadas ao trânsito.

O comércio central estava aberto e, no local, também havia opções para comer em bancas de produtos alimentícios da Associação dos Feirantes Noturnos (Afen) e da Setec em três praças de alimentação instaladas na Glicério e em frente ao Fórum.

Foi a primeira edição do Rua Viva, uma realização da Prefeitura de Campinas que envolve a participação de várias secretarias e entidades: Cultura e Turismo; Transportes/Emdec; Desenvolvimento Econômico; Esportes e Lazer; Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública; Setec; Acic e Sindilojas. Conta com parceiros: Associação dos Feirantes Noturnos de Campinas (Afen); V8 & Cia Clube de Carros Antigos; e 501st Legion Death Star Garrison, Coral da Uniodonto; entre outros.

Atrações para todos os gostos

O objetivo do Rua Viva é valorizar a área central por meio do convívio das pessoas e fortalecer o comércio. Todas as atividades foram gratuitas. Quem foi encontrou atividades para se divertir com a família, filhos e amigos num domingo gostoso e ensolarado.

Teve Papai Noel, área kids com brinquedos, apresentação de corais, bandas cantando ao vivo, personagens do Star Wars, aula de ritmos como zumba, jogos como badminton, frescobol, skate e outras atrações. A Emdec também participou com a apresentação do mini circuito de trânsito, que ensina edução na direção para motoristas e como se comportar no tráfego das ruas da cidade para os pedestres.

“O Centro precisa desse agito. Teve adesão da população e as pessoas nos pediram para fazer mais vezes o Rua Viva. Eles têm razão porque é muito gostoso ver o centro ocupado assim”, disse a secretária municipal de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli. A Pasta vai avaliar a repercussão do projeto para ver a possibilidade de mais edições do Rua Viva em 2022.