Cerimônia no dia 31 de maio vai comemorar o Dia do Comissário de Voo

Campinas comemora nesta terça-feira, dia 31 de maio, O Dia Internacional do Comissário de Voo, em cerimônia marcada às 19h, no Salão Vermelho, da Prefeitura. A data faz parte do Calendário Oficial do município, de acordo com a lei 16.186 de 29 de dezembro de 2021, de autoria da vereadora Débora Palermo.

Para Campinas, a data é importante porque o município vem se consolidando com um polo da aviação civil e da aviação brasileira desde o ano de 2009, quando o Aeroporto Internacional de Viracopos iniciou um longo processo de organização estrutural para que grandes companhias aéreas pudessem utilizar sua infraestrutura como base para distribuir seus voos nacionais e internacionais.

O Dia Internacional do Comissário de Voo é comemorado em 31 de maio, em homenagem à criação da International Flight Attendants Association – IFAA (Associação Internacional dos Comissários de Voo).

A profissão de Comissário de Voo nasceu no ano de 1930, nos Estados Unidos da América, quando uma enfermeira de nome Ellen Church foi contratada pela Boeing Air Transport, companhia precursora da United Airlines.

Ela passaria a atuar a bordo das aeronaves para acalmar os passageiros e para atender aqueles que passavam mal, algo relativamente comum na época, uma vez que os aviões não eram pressurizados, voavam baixo, em ar turbulento e eram muito barulhentos.

A ideia fez tanto sucesso que logo outras companhias aéreas também aderiram à prática, uma vez que passava segurança aos passageiros, tornando a presença dos comissários de voo comum às companhias aéreas de todo o mundo.

No Brasil, as empresas aéreas passaram a contratar comissários de voo somente após a Segunda Guerra Mundial, embora existam registros de que algumas empresas chegaram a fazer experiências com esses tripulantes ainda durante as décadas de 1930 e 1940.

As primeiras empresas brasileiras a contratar comissários foram a Varig, a Real e o Lóide Aéreo. A Varig só contratava homens, já a Real e o Lóide contratavam muitas mulheres para a função. A Varig passou a contratar mulheres ao iniciar os voos internacionais para Nova York, em 1954.

De acordo com a secretária Municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Capriolli, os comissários de voos são imprescindíveis para o atendimento aos passageiros. "São eles os responsáveis por fornecer as orientações aos passageiros, auxiliá-los durante o voo, além de prestar os primeiros socorros em caso de acidentes e fatalidades", destacou.