Chopin inspira concertos da Sinfônica de Campinas neste fim de semana

A música de Frédéric Chopin (1810-1849), interpretada pela Sinfônica de Campinas, volta a inspirar o próximo fim de semana. As apresentações acontecem nos dias 18, sábado, às 20h, e 19, domingo, às 11h, no Teatro Castro Mendes. Sob a batuta do maestro Victor Hugo Toro, a Sinfônica recebe os pianistas convidados Mateus Restani Furtado, Paulo Almeida e Lucas Thomazinho.
"Chopin é um dos maiores pianistas da história e um dos criadores mais sofisticados de toda a literatura pianística do século XIX. Sua escrita virtuosística está sempre atrelada a uma muito refinada musicalidade e uma intensa profundidade expressiva. Por duas semanas mergulharemos na sua linguagem artística, mistura de romanticismo musical e patriotismo épico, no que será um ciclo imperdível para os amantes do piano, em particular, e da música em geral", destaca o regente Toro.
Segundo o pesquisador Leonardo Augusto Cardoso de Oliveira, "entre as obras apresentadas nesse ciclo de concertos, observamos um piano com função de solista e a orquestra com um papel de acompanhamento. Notamos, em todas elas, momentos de bravura com a orquestra contrastando com temas apresentados pelo piano".

Solistas
Mateus Restani Furtado

Natural de Jacareí (SP), Mateus começou seus estudos de piano com 13 anos, tendo participado, desde então, de masterclasses com pianistas renomados, como Mauricy Martin, Débora Hálasz, Alexandra Mascolo David, Gerald Robbins, Jan Lisiecki, Fábio Martino, Marisa Lacorte e Geoffrey Haydon. Apresentou-se em vários palcos, como Auditório Olivier Toni (CMU-USP), Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva” (Cubatão-SP), Centro Suzuki de Educação Musical (SP) e Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Atualmente cursa o 2º ano de bacharelado em piano no CMU-ECA-USP, sob a orientação de Luciana Sayure.

Paulo Almeida

Natural de São Paulo, iniciou seus estudos musicais no Conservatório de Tatuí. Recebeu o diploma de Bacharel em Música pela Universidade de São Paulo, sob orientação do pianista Eduardo Monteiro, onde também estudou colaboração pianística sob orientação do pianista Ricardo Ballestero. Conquistou importantes prêmios em concursos de piano no país, dentre eles o III Concurso internacional Grieg-Nepomuceno, Concurso “Nelson Freire” OSB Jovens Solistas 2010, X Concurso “Magda Tagliaferro”, XV Concurso Jovens Solistas da OSPA, XI, XII e XIII Concurso de Cordas “Paulo Bosísio” (melhor pianista acompanhador).
Apresentou-se como solista frente a várias orquestras, dentre elas a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Amazonas Filarmônica e Orquestra Sinfônica Brasileira.
Paralelamente às atividades como solista e camerista, Paulo Henrique desenvolve uma intensa atividade como pianista colaborador, tendo participado de mais de 50 produções operísticas no Brasil e no exterior. Atualmente trabalha como pianista colaborador na Ópera de Leipzig.

Lucas Thomazinho

O jovem pianista paulista Lucas Thomazinho vem desenvolvendo uma trajetória de destaque. Foi premiado com o 1º lugar no XVIII Santa Cecília International Competition em Portugal, além do prêmio do público no I Teresa Carreño International Piano Competition em Miami. Desde o início de seus estudos, Lucas Thomazinho foi bolsista na Fundação Magda Tagliaferro, tendo tido como professores Zilda Cândida dos Santos, Armando Fava Filho e Flávio Varani. Atualmente cursa bacharelado na Universidade de São Paulo, onde é orientado pelo pianista Eduardo Monteiro.

Frédéric Chopin (1810-1849)
Krakowiak, Op.14 (Rondo à la krakowiak) - 14’
Variações sobre “Là ci darem la mano” de Don Giovani de Mozart, Op.2 - 18’
Introduction. Largo—Poco piu mosso
Thema. Allegretto
Variação 1. Brillante
Variação 2. Veloce, ma accuratamente
Variação 3. Sempre sostenuto
Variação 4. Con bravura
Variação 5. Adagio and Alla Polacca

Concerto para Piano Nº.1, Op.11 em Mi menor - 43'
Allegro maestoso
Larghetto
Rondo: Vivace

Orquestra Sinfônica de Campinas
Victor Hugo Toro, regente
Mateus Restani, piano
Paulo Almeida, piano
Lucas Thomazinho, piano
Quando: 18/8, sábado, às 20h; 19/8, domingo, às 11h.
Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos,s/n. Vila Industrial. Campinas). Telefone (19) 3272.9359.

Ingressos: sábado - R$30,00 (inteira), R$ 15,00 (estudantes, aposentados), R$ 10,00 (professores das escolas públicas e privadas de Campinas e das cidades da Região Metropolitana, pessoas com mobilidade reduzida e portadores de deficiências), R$ 5,00 (estudantes das redes municipal e estadual).

Valor promocional aos domingos: R$ 6,00 (inteira), R$ 3,00 (meia entrada); R$ 2,00 (professores das escolas públicas e privadas de Campinas e das cidades da Região Metropolitana, pessoas com mobilidade reduzida e portadores de deficiências); R$ 1,00 (estudantes das redes municipal e estadual).