Circuito de cinema do MIS apresenta produções de autores de peso

Em dezembro, o circuito MIS de cinema transita por diversas vertentes da cinematografia. Com uma seleção de longas e curtas nacionais e estrangeiros, o público poderá conferir obras dirigidas por autores de peso, como Darren Aronofsky, Peter Weir, Hector Babenco, Paolo Virzi, entre outros.

 
Confira a programação

Sábado, 01 de dezembro, 17h

UM GUERREIRO SOLITÁRO

Direção: Asif Kapadia

Sinopse: Essa é a história de Lafcadia, um bravo guerreiro, que na Índia feudal, ganhava seu pão cobrando impostos e assassinando quem não pagava suas dívidas. Sua trilha era da morte até que um dia ele cai em si e descobre que viveu erradamente. A brutalidade e a crueldade com que sempre tratou as pessoas se transformam em revolta. Acompanhado por um jovem ladrão, Lafcadia procura a redenção nas montanhas cheias de pedras. Índia /Reino Unido / França / Alemanha, 2001, 86min. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

 

Sábado, 01 de dezembro, 19h30

MÃE!

Direção: Darren Aronofsky

Elenco: Jennifer Lawrence, Javier Bardem, Ed Harris

Sinopse: Um casal vive em um imenso casarão no campo. Enquanto a jovem esposa (Jennifer Lawrence) passa os dias restaurando o lugar, afetado por um incêndio no passado, o marido mais velho (Javier Bardem) tenta desesperadamente recuperar a inspiração para voltar a escrever os poemas que o tornaram famoso. Os dias pacíficos se transformam com a chegada de uma série de visitantes que se impõem à rotina do casal e escondem suas verdadeiras intenções. EUA, 2017, 122min. Não recomendado para menores de 16 anos.

 

MOSTRA O Cinema Fantástico Argentino

 

Segunda-feira, 03 de dezembro, 19h30

INVASÃO

Direção: Hugo Santiago

Sinopse: Um grupo de homens comandados por um ancião tentam deter uma invasão a cidade de Aquilea. Os invasores são homens de sobretudo que introduzem maquinaria, mas com o desenrolar e a chegada do fim se percebe que a invasão é absoluta e impossível de deter. Durante a larga gestação de Invasión, Santiago contou com um argumento original escrito a quatro mãos por Jorge Luis Borges e Adolfo Bioy Casares. Argentina, 1969, 201 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

 

Ciclo Sessão da tarde

 

 

Curadoria Andréa Reis e Ricardo Pereira

 

 

Terça-feira, 04 de dezembro, 14h

PROJETO FLÓRIDA

Direção de Sean Baker

Sinopse: Moonee, uma agitada garotinha, faz novas amizades nas redondezas dos parques Disney. Ela vive com a mãe em uma hospedagem de beira de estrada e as duas contam com a proteção do gerente Bobby na batalha diária pela sobrevivência. EUA, 2017. Colorido, 115 min.

 

 

MOSTRA DE CINEMA ESTUDANTIL

Terça-feira, 04 de dezembro, 14h

 

 

II Mostra de vídeos do Programa "Pesquisa e Conhecimento na Escola": Recursos audiovisuais no registro das pesquisas do PESCO 2018

Horário: das 14h às 17h.

Essa Mostra é promovida pelo Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola - PESCO - realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas. Tem por objetivo promover experiências de produção de material audiovisual como documentação de processos de pesquisa na escola, estimular professores e alunos a apropriarem-se de recursos tecnológicos e valorizar processos colaborativos, autorais e horizontais em que educadores e estudantes assumam situações de protagonismo na elaboração de vídeos.

 

 

Terça-feira, 04 de dezembro, 19h

VIII Mostra Estudantil de Cinema da Rede Municipal de Ensino de Campinas e IV Mostra Kino Campinas.

Horário: das 19h às 22h.

 

Estas Mostras têm por objetivo a socialização de experiências de produção de filmes que vem ocorrendo em escolas públicas e privadas do Brasil e de toda a América Latina. É uma oportunidade de encontro entre educadores, estudantes, pesquisadores e comunidades interessadas em aprofundar conhecimentos e vivências com o cinema em sua potência criadora de imagens e de projetos escolares humanizadores.

 

 

 

 

CICLO

“MULHERES QUE FIZERAM A DIFERENÇA NA HISTÓRIA”

Curadoria: NAYARA GOMES LOPES

 

Quarta-feira, 05 de dezembro, 19h30

NO TEMPO DAS BORBOLETAS

Direção de Mariano Barroso

Sinopse: Baseado em fatos reais. O General Rafael Trujillo (Edward James Olmos, de O Preço do Desafio) comanda com tirania, a República Dominicana. Mas a jovem Minerva (Salma Hayek) decide fazer alguma coisa para mudar isso. Inspirada pelo amor que sente pelo líder rebelde Lio (Marc Anthony, de O Substituto) e com a ajuda de suas irmãs conhecidas como As Borboletas, Minerva enfrenta a opressão das forças de Trujillo até as últimas consequências. EUA, 2001, 95 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Curadoria: Anderson Martins

Palestrantes (orientadores do debate): Anderson Martins e Carolina Martins (estudantes de física da Unicamp)

 

Quinta-feira, 06 de dezembro, 15h30min

 

COSMOS DE CARL SAGAN Episódio. 5 - Os Segredos de Marte

Depois de Vênus, Marte é o planeta visitado neste episódio. Sagan mostra o fascínio pelo planeta vermelho desde a A Guerra dos Mundos, de H. G. Wells (1866-1946), e seu próprio fascínio pelos romances de Edgar Rice Burroughs (1875-1950), da série de Barsoom, exibindo algumas ilustrações feitas por Michael Whelan (1950-). Assim, Sagan passa para as anotações fantasiosas de Percival Lowell (1855-1916), seguindo pelo desenvolvimento dos foguetes feito por Robert Goddard (1882-1945), até o lançamento das sondas Viking 1 e Viking 2, que buscaram sinais de vida no planeta vermelho. Nesse ponto, o experimento de seu falecido amigo Wolf V. Vishniac(1922-1973) é lembrado como uma possibilidade de encontrar vida em solo marciano, bem como o projeto de rover elaborado pelo Instituto Politécnico Rensselaer. Por fim, Sagan especula a respeito de uma teórica terra formação em Marte que eventualmente pudesse derreter o gelo das calotas marcianas, retornando aos canais fantasiosos de Percival Lowell relatados no início do episódio.

 

Projeto de Cinema I e II – Instituto de Artes/UNICAMP

Exibição de Curtas metragens

Curadoria: Eduarda Wilhelm

 

Quinta-feira, 06 de dezembro, 19h30

NOROESTE 105.9

Direção: Juliana Mazza, Gustavo Andrade

Sinopse: Um símbolo da luta pela democratização da comunicação, a Noroeste FM é uma rádio comunitária que firmou suas raízes na Vila Boa Vista, bairro da cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo. O documentário narra a história das pessoas que constroem cotidianamente com a rádio Noroeste uma relação tanto afetiva como política. Documentário. Brasil, Campinas/SP 2018, 30min. Não recomendado para menores de 12 anos.

 

REIS

Direção: Adriele Silva Evangelista

Sinopse: Uma passagem pela história de um grupo de folia de reis da cidade de Poços de Caldas (MG), através dos relatos, registros e memórias do seu líder, Joaquim Cândido da Silva. Através da sua história, a história do grupo se desenrola, e reflete-se sobre o seu papel e seu futuro como manifestação de cultura e fé. Documentário. Brasil, Campinas/SP 2018, 25min. Não recomendado para menores de 12 anos.

 

PULO

Direção: Ana Schilling

Sinopse: Nas férias de verão, Alice passa boa parte de seus dias brincando com seus amigos e jogando futebol no seu condomínio. Porém, a menina esconde um segredo. E com a inauguração da piscina do condomínio, fica cada vez mais difícil fingir que tudo está normal. Alice terá que fazer uma escolha difícil e aprender sobre si mesma para resolver esse conflito. Drama infanto-juvenil. Brasil, Campinas/SP 2018, 12min30s.

 

BISTRÔ

Direção: Kaluã Leone

Sinopse: Dois homens sentados comendo e conversando num porão escuro. O diálogo se estende para momentos onde emoções se afloram e nada é o que parece ser. Suspense. Brasil, Campinas/SP 2018, 14min. Não recomendado para menores de 12 anos.

 

EFEITO ADVERSO

Direção: George Marques

Sinopse: Tudo parecia normal na vida de Tábata, mas seu cotidiano triste e anestesiado sofre uma reviravolta: ela começa a ver e se comunicar com estranhos seres oriundos de uma outra dimensão. Eles estão em toda parte: pelas ruas, em seu trabalho e até habitando a sua própria casa. Como Tábata consegue viver entre as duas dimensões? Porque ela é a única com essa capacidade e porque isso só se manifestou agora? Embora assustada e cheia de desconfiança, enquanto duvida da sua própria sanidade ela terá que lidar com situações antes inimagináveis para proteger a sua vida, mas pelo menos vai contar com a ajuda de Túlio e Tilápia, seres misteriosos que vão fazer parte do seu novo cotidiano. Série de TV/ Ficção Científica. Brasil, Campinas/SP 2018, 20min. Não recomendado para menores de 12 anos.

 

O HOMEM QUE VIROU MÍDIA

Direção: Sinuhe LP

Sinopse: Um professor aposentado vê-se engolido pelos meios de comunicação de uma pacata cidade do interior de SP. Documentário. Brasil, Campinas/SP 2018, 08min. Não recomendado para menores de 12 anos.

 

 

CINECLUBE HISTÓRIA DO CINEMA

Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

 

Sexta-feira, 07 de dezembro, 15h

 

LADRÕES DE BICICLETA

Direção: Vittorio De Sica

Sinopse: Em Roma um trabalhador de origem humilde, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), luta para sustentar a família. Precisando de uma bicicleta para começar em um novo emprego, Ricci penhora as roupas de cama da casa. Para desespero da família, a bicicleta é roubada e Antonio sai junto com o filho Bruno (Enzo Staiola) para procurá-la pela cidade. Itália, 1948, Preto & Branco, 93 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

 

Ciclo "CINEMA & LITERATURA"

Curadoria: Ricardo Pereira

 

Sexta-feira, 07 de dezembro, 19h30

 

O BEIJO DA MULHER-ARANHA

Direção de Hector Babenco

Sinopse: Dois prisioneiros (William Hurt e Raul Julia) dividem a mesma cela e aprendem a conviver e a se respeitar. Um deles é homossexual e distrai, através das histórias que conta, seu companheiro de cela, um preso político que sofre por estar longe da mulher que ama. Baseado no romance homônimo do escritor argentino Manuel Puig. EUA/Brasil/Argentina, 1985. Colorido, 121 min.

 

Curadoria: Robson Clerio

 

Sábado, 08 de dezembro, 17h

SMONERS.DOC

Direção: Robson Clerio

Sinopse: O documentário Smoners.Doc reúne momentos e entrevistas da banda ao longo de seus 20 anos de estrada e expõe a relevância do punk rock com opção de entretenimento e conscientização de uma classe social trabalhadora oriunda da periferia. Brasil. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Ciclo "AULA DE CINEMA"

Curadoria: Ricardo Pereira e Gustavo Sousa

 

Sábado, 08 de dezembro, 19h30

 

CORPO E ALMA

Direção de Ildikó Enyedi

Sinopse: Um homem e uma mulher, colegas de trabalho, passam a se conhecer melhor e acabam descobrindo que eles sonham as mesmas coisas durante o sono. Eles decidem torná-los realidade, apesar das dificuldades no mundo real. Hungria, 2017. Colorido, 116 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Ciclo Cinema / Filosofia

Tema Filosófico: A Preferência Ética por Viver em um Mundo Real

Curadoria Roberta Klink

 

Segunda-feira, 10 de dezembro, 19h30

O SHOW DE TRUMAN

Direção: Peter Weir

Sinopse: Truman Burbank (Jim Carrey) é um pacato vendedor de seguros que leva uma vida simples com sua esposa Meryl Burbank (Laura Linney). Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren (Natascha McElhone), ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional. EUA, 1998, 103 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo Sessão da tarde

Curadoria Andréa Reis e Ricardo Pereira

 

 

Terça-feira, 11 de dezembro, 14h

CHRISTOPHER ROBIN - UM ENCONTRO INESQUECÍVEL

Direção de Marc Forster

Sinopse: Christopher Robin (Ewan McGregor), agora um adulto, tenta ajudar o Ursinho Pooh a encontrar seus amigos - Tigrão, Bisonho, Coruja, Leitão, Coelho e os outros. Uma vez que Pooh os encontra, o amável urso e sua turma viajam a Londres para ajudar Christopher a

redescobrir a alegria da vida. EUA, 2018. Colorido, 103 min.

 

CICLO

“MULHERES QUE FIZERAM A DIFERENÇA NA HISTÓRIA”

Curadoria: NAYARA GOMES LOPES

 

Quarta-feira, 11 de dezembro, 19h30

O ABORTO DOS OUTROS

Direção de Carla Gallo

Sinopse: Após três anos de pesquisa, a diretora acompanhou, durante cinco meses, o drama de inúmeras mulheres que estavam prestes a interromper a gravidez, muitas delas autorizadas por lei, outras que recorreram ao aborto clandestino. O documentário revela que, no Brasil, mais de um milhão de abortos clandestinos são realizados por ano, colocando em foco a polêmica discussão sobre a criminalização, já que constata que inúmeras mulheres continuam a fazê-lo, nas condições que encontram, com atendimento adequado ou não. Brasil, 2008, 72 min. Não recomendado para menores de 16 anos.

 

 

 

Ciclo Cineclubista Elia Kazan

Curadoria Hamilton Rosa Junior

 

Quarta-feira, 12 de dezembro, 19h30

CARTA PARA ELIA

Direção: Martin Scorsese

Sinopse: Um documentário feito por Martin Scorsese em homenagem a um dos seus ídolos, Elia Kazan, diretor de clássicos do cinema como Uma Rua Chamada Pecado e Sindicato de Ladrões. Scorsese comenta sobre a carreira de Kazan e também sobre a maior mancha da sua vida: ter denunciado como comunistas alguns ex-companheiros de juventude na época do macarthismo. EUA, 2010. 60 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Curadoria: Anderson Martins

Palestrantes (orientadores do debate): Anderson Martins e Carolina Martins (estudantes de física da Unicamp)

 

Quinta-feira, 13 de dezembro, 15h30min

COSMOS DE CARL SAGAN Episódio. 06 - Histórias de Viajantes

A partir da experiência da nave Voyager, Sagan a relaciona com as grandes navegações da Idade Moderna, em especial no contexto da Holanda do século XVII, que ao contrário da Itália, onde a mão forte da Igreja fez Galileu Galilei (1564-1642) recuar de seu modelo heliocêntrico e Giordano Bruno (1548-1600) morrer na fogueira, prestigiou um dos grandes cientistas daquele século: Christiaan Huygens (1629-1695). Após uma breve explanação da vida do cientista holandês, Sagan retoma o curso da Voyager, atravessando os anéis de Saturno até o maior satélite do sistema solar, Titã, um corpo celeste rico em matéria orgânica.

 

Ciclo CURTA MIS

Curadoria: Hamilton Rosa Junior

 

Sessão Exclusiva dos curtas Abelha Rainha e Trala Land, com a presença do diretor e elenco. Os dois filmes são resultados de uma oficina de Dramaturgia e Investigação dado pelo cineasta Hamilton Rosa Jr. durante dois meses no MIS.

 

Quinta-feira, 13 de dezembro, 19h30

ABELHA RAINHA

Direção: Hamilton Rosa Junior

Elenco: Luciane L. Aranha, Inês Fabiana, Ramiro Lopes, Cláudia Menezes, Lucas Lima, Sebastião Polaco. Participação especial dos músicos Kha Machado, Ieda Cruz, e do cartunista Paulo Branco.

Sinopse: Abelha Rainha narra o bem-humorado encontro de duas mulheres, uma na faixa dos 30, outra na dos 60, discutindo sobre sexualidade e outros anseios numa mesa de bar. Brasil/Campinas-SP, 2019, 13 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

 

 

 

 

TRALA LAND

Direção: Hamilton Rosa Junior

Elenco: Hélcio Henriques, Cláudia Menezes, Sérgio Vergílio, Luciane L. Aranha, Inês Fabiana, Ramiro Lopes, Sebastião Polaco, Andrea Wanger.

Sinopse: Três fatos se interligam: Um casal se separa, um homem visita um psicanalista, pessoas andam pela rua imersos em seus celulares. Qual o futuro num mundo em que a tecnologia habilita todos os seres humanos a criarem a realidade que preferirem? Brasil/Campinas-SP, 2019, 19 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

CINECLUBE HISTÓRIA DO CINEMA

Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

 

Sexta-feira, 14 de dezembro, 15h

A TERRA TREME

Direção: Luchino Visconti

Sinopse: Revoltado com a exploração dos comerciantes de peixes, o jovem ´Ntoni tenta convencer seus colegas pescadores a trabalhar por conta própria. Porém, ´Ntoni encontra muitos obstáculos no seu caminho. Filme clássico para os que desejam entender o cinema e o movimento neorrealista, O elenco foi composto exclusivamente por atores não profissionais, geralmente habitantes de Sicília, e pescadores locais. Itália, Preto & Branco, 1948, 102 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

 

CINECLUBE OUTUBRO

“Outros outubros virão outras manhãs plenas de sol e de luz”

Milton Nascimento / Fernando Brant / Marcio Borges/ Música: O que foi feito de (Vera)

 

Sexta-feira, 14 de dezembro, 19h30

HISTÓRIAS QUE NOSSO CINEMA (NÃO) CONTAVA

Direção: Fernanda Pessoa Montador: Luiz Cruz

Sinopse: Uma releitura feita pela diretora Fernanda Pessoa sobre o período da ditadura militar no Brasil a partir de imagens e sons das pornochanchadas, o gênero mais produzido e de maior audiência na década de 1970, durante os anos de chumbo. A violência do Estado, a luta armada e modernização conservadora e excludente podem ser captadas através desses filmes. Segundo o crítico Francisco Russo, “a diretora conta com a parceria criativa do montador Luiz Cruz de forma a se apropriar de cenas rodadas em 22 filmes e construir uma narrativa própria. Não há narração nem cartelas, muito menos explicações: no melhor estilo Cinema Novo (...), as sequências são encadeadas a partir de fios condutores que tão bem representam aquela época”. Nele pode ser constatado o autoritarismo daquela sociedade e o seu preconceito contra as mulheres – tidas apenas como objetos de prazer - e os homossexuais, sempre ridicularizados. Prêmios Indie Lisboa e de melhor filme pelo Júri da Crítica, melhor filme no Festival Pachamama Cinema de Fronteira. Brasil, 2017. 80 min. Não recomendado para menores de 16 anos.

 

Ciclo Diversidade Cultural, outras linguagens; outros olhares

Curadoria: Adriano de Jesus

 

Sábado, 15 de dezembro, 17h

UMA VIDA DIFERENTE

 

Ciclo "AULA DE CINEMA"

Curadoria: Ricardo Pereira e Gustavo Sousa

 

Sábado, 15 de dezembro, 19h30

A GRANDE APOSTA

Direção de Adam McKay

Sinopse: Em 2008, o guru de Wall Street Michael Burry (Christian Bale) percebe que uma série de empréstimos feitos para o mercado imobiliário está em risco de inadimplência. Ele decide então apostar contra o mercado investindo mais de um bilhão de dólares dos seus investidores. Suas ações atraem a atenção do corretor Jared Vennet (Ryan Gosling) que percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Juntos, esses homens fazem uma fortuna tirando proveito do colapso econômico americano. EUA, 2015. Colorido, 130 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

CINE DEBATE

Curadoria PES – Mídia e Ativismo

 

Segunda-feira, 17 de dezembro, 19h30

VEM DE CUBA

Direção: Andre Neves Sampaio e Felipe Rousseaux Campos Mello

Sinopse: Com o anseio de descobrir a realidade do programa Mais Médicos, implantado pelo governo federal em 2013, André Neves Sampaio e Felipe Rousseaux de Campos Mello, recém formados em jornalismo, junto com o fotógrafo José Vessoni, entraram em contato com Raúl Hernadez e Marlon Marinho, dois médicos cubanos integrantes do programa na cidade litorânea de São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte, para retratar o dia a dia destes profissionais com a comunidade local. Filmado de maneira independente em agosto de 2016 e finalizado em 2017, o projeto contou com apoio da Revista Brasileiros, agora Página B, e do documentarista Eugênio Puppo, diretor e produtor do documentário “Sem Pena”. Brasil, 2017, 41min. Não recomendado para menores de 12 anos.

 

Ciclo Sessão da tarde

Curadoria Andréa Reis e Ricardo Pereira

 

Terça-feira, 18 de Dezembro, 14h

ELLA E JOHN

Direção de Paolo Virzi

Sinopse: Usando o antigo furgão da família, John (Donald Sutherland) e Ella Spencer (Helen Mirren) fazem sua última viagem. De Boston, eles planejam cruzar os EUA até a famosa casa de Ernest Hemingway, nas Florida Keys, isso tudo antes que o Alzheimer dele e o câncer dela os atinjam de vez. EUA, 2017. Colorido, 113 min.

 

“MULHERES QUE FIZERAM A DIFERENÇA NA HISTÓRIA”

Curadoria: NAYARA GOMES LOPES

 

Terça-feira, 18 de dezembro, 19h30

LIBERTEM ANGELA DAVIS

Direção: Shola Lynch

Sinopse: Este documentário retrata a vida de Angela Davis, uma professora de filosofia nascida no Alabama, e conhecida por seu profundo engajamento em defesa dos direitos humanos. Quando Angela defende três prisioneiros negros nos anos 1970, ela é acusada de organizar uma tentativa de fuga e sequestro, que levou à morte de um juiz e quatro detentos. Nesta época, ela se tornou a mulher mais procurada dos Estados Unidos. Ainda hoje, Angela é um símbolo da luta pelo direito das mulheres, dos negros e dos oprimidos. Conhecida por sua luta no movimento dos direitos civis dos Estados Unidos, Angela Davis foi uma participante do movimento comunista e diretora do departamento de estudos femininos da Universidade da Califórnia. EUA, 2014. 102 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Ciclo Cineclubista Elia Kazan

Curadoria: Hamilton Rosa Junior

 

Quarta-feira, 19 de dezembro, 19h30

TERRA DO SONHO DISTANTE

Direção: Elia Kazan

Sinopse: No final do século XIX um homem cresce em um pequeno povoado na Turquia como membro da minoria grega. Quando a opressão por partes dos turcos aumentou, seu pai o enviou para Constantinopla, onde se esperava que ele ganhasse dinheiro para unir a família. No entanto o jovem sonha em ir para a América. A história de Terra de um Sonho Distante é baseada na vida do avô do diretor Elia Kazan. Terra do Sonho Distante é o filme favorito do próprio Kazan e uma de suas mais corajosas obras. EUA, 1963, Preto & Branco, 174 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Curadoria: Anderson Martins

Palestrantes (orientadores do debate): Anderson Martins e Carolina Martins (estudantes de física da Unicamp)

 

 

Quinta-feira, 20 de dezembro, 15h30min

COSMOS DE CARL SAGAN Episódio. 07 - A Espinha Dorsal Da Noite

No sétimo episódio, Sagan o inicia de modo nostálgico, relembrando suas primeiras indagações sobre as estrelas. Ele volta à sala na qual estudou numa escola do Brooklyn, incentivando os atuais alunos em relação às então novas descobertas da Astronomia. Em seguida, mostra como a Via Láctea foi interpretada de diferentes modos ao longo da história, inclusive como a espinha dorsal da noite, expressão cunhada pelos ǃKung (povo do deserto do Kalahari) e que dá título ao episódio. Da África, Sagan segue para a Grécia, tida como berço do pensamento racional no ocidente, onde apresenta Tales de Mileto e Polícrates. Após comentar sobre vários pré-socráticos, critica os pensadores do período clássico, na medida a visão dualista, principalmente de Platão, teria legitimado aquilo que Marx chamou de modo de produção escravista. O episódio se encerra com Christiaan Huygens (1629-1695).

 

Ciclo " ENCONTRANDO GOD-ART "

Curadoria: João Antonio Buhrer / Carlos Tavares

 

Quinta-feira, 20 de dezembro, 19h30

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA

Direção: Jean-Luc Godard

Sinopse: "Ela", Juliette Janson (Marina Vlady), uma dona de casa casada, mãe de família, que divide sua rotina entre os afazeres domésticos e a prostituição. "Ela", a Paris dos anos 1960, uma sociedade extremamente consumista, indiferente à Guerra do Vietnã e aos males do mundo. A ideia do filme foi Inspirado por um artigo sobre donas de casa de um conjunto habitacional no subúrbio de Paris, que se prostituíam para alimentar o próprio consumismo supérfluo. França, 1965. 95 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

CINECLUBE HISTÓRIA DO CINEMA

 

Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

 

Sexta-feira, 21 de dezembro, 15h

UMBERTO D

Direção: Vittorio De Sica

Sinopse: Na Itália do início dos anos 1950, enquanto a economia do país renasce, os idosos sofrem com as miseráveis pensões dadas pelo governo. Em Roma, Umberto Domenico Ferrari, um funcionário público aposentado, é despejado por não conseguir pagar o aluguel de seu quarto. Na companhia de seu único amigo, o cachorrinho Flik, Umberto vaga pelas ruas, buscando apenas um objetivo: viver com dignidade. Itália, Preto & Branco, 1951, 80min. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Ciclo "Revisão do Cinema Brasileiro"

Curadoria: Ricardo Pereira

 

Sexta-feira, 21 de dezembro, 19h30

ALELUIA, GRETCHEN

Direção: Sylvio Back

Sinopse: Em 1937, uma família alemã busca no Brasil refúgio contra o nazismo. Mas os Kranz compram um hotel que se transforma em ponto de encontro entre simpatizantes de Adolf Hitler. Os imigrantes têm, então, de dar início a um sofrido processo de adaptação. Brasil, 1976. Colorido, 118min.

 

Sábado, 22 de dezembro, 17h

SER TÃO CINZENTO

Direção: Henrique Dantas

Sinopse: O documentário busca recriar a memória do filme Manhã cinzenta, do cineasta autodidata Olney São Paulo, uma das mais belas e contundentes obras cinematográficas produzidas sobre o período da ditadura militar. O filme se utiliza das imagens do Manhã cinzenta exibidas integralmente, como no filme original, em diversos suportes, unindo as diferentes memórias nas vozes dos entrevistados que assistem ao filme 40 anos depois de sua realização. Ser tão cinzento, através do discurso de Manhã cinzenta, narra as atrocidades cometidas durante a ditadura militar. Brasil, 2011, 25 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

MANHÃ CINZENTA

Direção: Olney São Paulo

Sinopse: Um golpe de estado num país imaginário da America Latina. O poder. A repressão. O filme que levou seu realizador aos porões da ditadura. "Manhã cinzenta é o grande filme explosão de 1968 e supera incontestavelmente os delírios pequeno-burgueses dos histéricos udigrudistas. Montagem caleidoscópica, desintegra signos da luta contra o sistema - panfleto bárbaro e sofisticado, revolucionário a ponto de provocar prisão, tortura e iniciativa mortal no corpo de Artysta. O Cinema Nordestino, Cinema Popular metaforizado em Olney e Miguel Torres, vítimas dos invasores - Heroys do Brazyl!"Glauber Rocha. Brasil, 1969, Preto & Branco, 22 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE DAR UM PRESUNTO LEGAL

Direção: Sérgio Muniz

Sinopse: Em meio à ditadura civil-militar implantada com o golpe de 1964, Sérgio Muniz teve a ideia de fazer um documentário sobre a ação do Esquadrão da Morte. Na época, conta o documentarista, a imprensa ainda tinha alguma liberdade para divulgar a ação desses grupos de extermínio, formados por policiais dos mais variados escalões, e que agia nas periferias de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. As vítimas dessa repressão policial (tal como hoje) eram homens, pobres e negros e, por essa condição, supostamente criminosos. Anos depois, em 1974, após um longo período de produção na Europa e Cuba, o filme fica pronto. Entretanto, seguindo os conselhos de amigos de Havana, opta por não exibir o filme. "Eles me disseram que achavam melhor não o exibir no Brasil: 'você pode colocar em risco não só você, mas também os atores que aparecem no filme', disseram. A partir da repercussão positiva, começou a fazer uma distribuição informal e gratuita de cópias do documentário. Sérgio Muniz. Brasil, 1974, Preto & Branco, 40 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

LANÇADO EM CIRCUITO NACIONAL

 

Sábado, 22 de dezembro, 19h30

A ÚLTIMA ABOLIÇÃO

Direção: Alice Gomes

Sinopse: O documentário rememora os movimentos abolicionistas, seus desdobramentos e a consequente situação do negro na sociedade contemporânea brasileira. Tratando o tema como um todo, o filme aborda a chegada dos primeiros navios negreiros, o fortalecimento dos movimentos abolicionistas, o cenário pós-abolição e a condição do negro na sociedade desde aquela época. “É enorme a necessidade de se falar sobre a resistência escrava no período e as nuances do abolicionismo no Brasil porque, embora sejam temas muito estudados na academia, são pouco explorados no nosso audiovisual”, enfatiza Alice, que conta em seu filme de estreia com a supervisão artística de Jeferson De e roteiro e entrevistas de Luciana Barreto. Brasil, 2018, 85 min.

 
Serviço

Museu da Imagem e do Som – Campinas
Palácio dos Azulejos
Rua: Regente Feijó, 859 - (19) 3733 8800
Entrada gratuita (32 lugares)