Comédia campeã de bilheteria terá audiodescrição na Mostra Italiana

Dentro da Mostra de Cinema Italiano, que vai movimentar Campinas de 6 a 13 de abril, com a exibição da nova safra da produção cinematográfica, o público terá mais uma novidade. A comédia "Funcionário do Mês" ("Quo Vado"), de Gennaro Nunziante, terá audiodescrição nas sessões das 14h, no Salão Vermelho do Paço Municipal (versão dublada), e das 21h30, no Top Cineplex (no idioma italiano), no Shopping Prado Boulevard, que será feita por Bell Machado, da Quesst Consultoria - Gestão de Crise, Performance, Educação em Inclusão à Acessibilidade. As sessões são gratuitas e abertas ao público.

Segundo Bell Machado, “a audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional que amplia o entendimento da obra (em movimento ou estática) para pessoas com deficiência visual ou baixa visão, e aumenta o repertório imagético, ajudando a estabelecer os valores simbólicos, tão fundamentais para a fruição da arte".

"A inclusão social não existe sem o desenvolvimento da autonomia intelectual das pessoas com deficiência, e o acesso às artes por meio da audiodescrição é uma das questões fundamentais para que a inclusão aconteça", destaca Bell, elogiando a iniciativa da organização da Mostra.

Filme
A comédia "Funcionário do Mês", que terá a audiodescrição, é a quarta parceria do ator Checco Zalone com o diretor Gennaro Nunziante – as três anteriores não foram lançadas no Brasil. O filme foi um dos campeões de bilheteria na Itália, no ano passado, e faz uma sátira a certos costumes arraigados na sociedade italiana.

A história gira em torno do personagem Checco (mesmo nome do ator), que vive na casa dos pais, possui uma namorada e é funcionário público. Adora a tranquilidade de seu serviço e odeia sair da rotina até o dia em que é transferido para o Polo Norte.

A Mostra de Cinema Italiano é promovida pela Prefeitura de Campinas e tem como parceiros o Instituto Luce Cinecittà (vinculado ao Ministério de Patrimônio e da Atividade Cultural e do Turismo da República Italiana), o Top CinePlex do Shopping Prado Boulevard, o Convention Bureau, a Unicamp, a PUC-Campinas, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Esamc, a Vivi - entidade de empresários descendentes de italianos - e a Società Italiana Lavoro e Progresso, de Campinas.