Concertos da Sinfônica têm entrada gratuita neste final de semana

Os concertos da Orquestra Sinfônica de Campinas neste final de semana terão entrada gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes do início dos espetáculos.  As apresentações acontecem no sábado, às 20h, e no domingo, às 11h, no Teatro Castro Mendes, e integram a programação da Mostra de Cinema Italiano, em cartaz na cidade até 13 de abril.

Sob a batuta do maestro Victor Hugo Toro, os músicos irão interpretar trilhas de filmes que estão guardadas na memória afetiva e inspiraram gerações, como  "A Vida é Bela", "Cinema Paradiso", "O Poderoso Chefão", entre outras, compostas pelos mestres Nicola Piovani (1946), Ennio Morricone (1928) e Nino Rota (1911-1979).

Além dos temas populares, o público também poderá apreciar, durante as apresentações, outra faceta de Nino Rota: a do grande compositor de música de concerto. Para tanto, o contrabaixista Pedro Gadelha, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, estará como solista convidado para interpretar a peça "Divertimento Concertante para Contrabaixo e Orquestra", escrito por Rota entre 1967 e 1971, em homenagem ao lendário contrabaixista italiano Franco Petracchi.

Músico comprometido com a pluralidade de estilos, Gadelha estudou na Academia Herbert-von-Karajan da Filarmônica de Berlim, na Alemanha, sob a orientação de Rainer Zeppertiz e Klaus Stoll. Foi membro da Ópera de Frankfurt, além de ter participado em várias orquestras e grupos internacionais, como a Filarmônica de Berlim, as sinfônicas de Colônia, Stuttgart, Frankfurt, Berlim, Madri, Galícia. Colaborou, ainda, com o grupo alemão Ensemble Modern e em outros coletivos de música contemporânea, barroca, experimental e popular.

N. Rota: Suíte de temas para cinema
N. Rota: Divertimento concertante para contrabaixo e orquestra
N. Piovani: Suíte “A Vida é Bela”
E. Morricone: Suíte de obras para cinema (Arranjo: Thiago Costa)

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

Regência: Victor Hugo Toro
Solista: Pedro Gadelha (contrabaixo)
Quando: 8 de abril, sábado, às 20h; 9 de abril, domingo, às 11h
Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos,s/nº. Vila Industrial, Campinas). Telefone (19) 3272.9359.
Entrada gratuita. Retirada de ingressos no local uma hora antes dos concertos.