Conselho de Política Cultural visita CCC e constata bom andamento da obra

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou na manhã desta sexta-feira, 28 de janeiro, visita técnica às obras de revitalização do Centro de Convivência Cultural de Campinas. A vistoria foi acompanhada por membros do Conselho Municipal de Política Cultural, incluindo representantes das artes; músico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas; arquiteto e engenheiro da Secretaria de Infraestrutura, profissionais responsáveis pelos trabalhos.

Foi a primeira visita dos conselheiros às obras no local. “Mas nas primeiras reuniões da Secretaria junto ao Conselho, um engenheiro já havia feito uma explanação sobre o assunto, e na ocasião também foi feita a proposta da visita técnica, realizada hoje”, explicou a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, que também esteve no CCC.

Ela afirmou que a intenção é realizar visitas sistemáticas às obras, junto com representantes de vários setores.”A visita com o Conselho Municipal de Política Cultural é importante porque foram convidados várias áreas que têm o entendimento do uso do teatro. É uma oportunidade de eles constatarem o andamento dos serviços e também darem opiniões sobre a segunda etapa”, detalhou.

Alexandra Caprioli ressalta que é “importante estar sempre recebendo pessoas que vão ocupar o teatro, militantes das áreas cênica, dança, música, Orquestra, enfim quem possa dar contribuições e um olhar técnico e experiente sobre o uso do Centro de Convivência Cultural”. A previsão de entrega da primeira fase das obras é outubro deste ano.

Emoção

O diretor de Cultura, Gabriel Rapassi, testemunhou que entrar no Centro de Convivência traz à memória toda a intensa vida cultural que já ocorreu naquele local. “Ver a obra andando nesse ritmo, e com tantas melhorias, traz uma alegria enorme e a perspectiva de voltar a frequentar aquele espaço muito em breve”.

Os conselheiros que participaram da visita técnica levarão as suas impressões a todo o Conselho. “A nossa impressão, a princípio, é que o trabalho está sendo feito dentro do que foi proposto”, disseram. “Vamos trabalhar juntos, a nossa questão como conselho é poder auxiliar para que o andamento da obra continue no fluxo que está, tenha agilidade, no sentido de parceria e colaboração”.

Durante a visita, o grupo propôs pensar em como vai ser a ocupação do Centro de Convivência, após concluída a revitalização. O músico e representante da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas na visita, Mário Marques, defende que o local seja um espaço vivo, onde sejam realizadas manifestações artísticas e culturais, com movimentação durante todo o dia e à noite.

Marques teve uma impressão muito boa do andamento das obras e ficou emocionado ao ver a sala de concerto da Orquestra. “É algo muito simbólico ver esse espaço”, disse, ao dividir sua emoção com o grupo. Ele espera que os prazos sejam respeitados para que a Orquestra possa, em breve, ocupar o seu espaço no Centro de Convivência.

O grupo percorreu a parte interna e também a externa, onde fica o Teatro de Arena do Centro de Convivência. As obras estão dentro do cronograma estabelecido e a revitalização será feita em duas etapas.

Na primeira fase, os investimentos são provenientes de um convênio entre o município e o governo do Estado de São Paulo para a construção de um novo sistema de drenagem, a eliminação de infiltrações, de fissuras e reparos na estrutura de concreto armado. Essa etapa também inclui a execução de nova impermeabilização e substituição completa das redes elétrica e hidráulica, além de adequações para acessibilidade e para atender às normas de segurança do Corpo de Bombeiros.

Na segunda etapa, serão trocados os equipamentos da área cênica, de iluminação e de acústica do teatro.